quarta, 12 de dezembro de 2018
23º Min 27º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

PREOCUPAÇÃO

Falta de manutenção em pontes pode deixar moradores rurais isolados em Bom Jesus do Tocantins

03/12/2018 17h43 - Atualizado em 06/12/2018 09h51

As condições de precariedade e abandono de uma ponte na região rural do município de Bom Jesus do Tocantins está preocupando produtores rurais e moradores da região, que fica próxima ao assentamento Água Viva, localizado a cerca de 40 km do centro do município.

Temendo o isolamento, proprietários de fazendas e demais usuários da ponte, que fica sobre o rio Soninho, afirmaram à reportagem do Portal CNN que há aproximadamente três meses o tráfego ficou impossibilitado devido ao péssimo estado de conservação. “Desde o começo do ano ela já caiu, nós fomos remendando e colocando uns pranchões, mas há uns meses ela está intransitável. Já procuramos o prefeito e as autoridades, que não estão empenhados, pois alegam que é uma obrigação de gestões passadas e daí não tomam a responsabilidade de arrumar a ponte”, contou o produtor rural Donizette dos Santos Borges.

Ainda segundo Donizette, produtores já doaram a madeira para a reforma da ponte, mas que mesmo assim a gestão municipal continua omissa em relação ao problema. “Disseram que o prefeito iria mandar as máquinas, mas isso já tem 40 dias. O produtor Mario Back já está com a madeira toda tirada para a ponte, pagou particular e mesmo assim a gente continua com esse problema de não ter ponte”, completou o produtor, lembrando que uma nova rota acrescentou um retorno de cerca de 30 km.

Outro produtor, que prefere não se identificar, alertou que a situação da ponte é crítica e se assemelha há outras no município. “Aqui temos o problema desta que já está intransitável, mas tem outras pontes com a situação crítica. A prefeitura deveria se unir aos produtores e dar pelo menos o apoio de maquinários para fazer essas pontes”, revelou o produtor que cita uma das pontes sobre o córrego Landi, próximo a fazenda Jaburu, como outra que necessita de reparos urgentes, e pode deixar moradores isolados.

A reportagem do Portal CNN pediu um posicionamento da Prefeitura de Bom Jesus sobre o caso, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.
 

Veja Também