quarta, 14 de novembro de 2018
22º Min 35º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

PROBLEMA ANTIGO

Aeroporto II tem problema no fornecimento de água; Sisapa quer regularizar em 25 dias

11/09/2018 17h15 - Atualizado em 16/09/2018 11h06

Da Redação

O setor Aeroporto II, um dos mais populosos de Pedro Afonso, vem encarando problemas no fornecimento de água e, conforme a dona de casa Ana Carla, o transtorno já dura meses. Ela mora com mais três adultos em casa e uma criança e relata que há 20 dias a água não sobe para a caixa e ao ligar no Sistema de Saneamento de Pedro Afonso (Sisapa), é informada que “estão tentando resolver o problema”.

“Cada dia que passa está ficando pior. Estamos banhando no caneco, voltamos no tempo!”, desabafou a dona de casa ao Portal CNN, destacando que mora no bairro há mais de um ano e o problema é recorrente.

Uma funcionária pública que preferiu não ser identificada disse ainda que precisou comprar uma caixa d’água extra e uma bomba, para garantir que o recurso hídrico chegue até a caixa já instalada na parte de cima da casa. A instalação custou cerca de R$ 600,00. “Como a água não estava subindo, tive que colocar uma caixa em baixo e a bomba. Muitas pessoas estão fazendo isso porque a situação está precária”, afirmou.

Mãe de três, sendo que um dos filhos tem necessidades especiais, outra moradora do setor, que também preferiu não expor sua identidade, relatou que constantemente precisa buscar água em uma torneira que fica na parte baixa para garantir a água dentro de casa. “A sorte é que a gente colocou uma torneira bem no baixinho, pegamos a água no balde e vamos usando em casa para cozinhar e para tomar banho”, relatou.

Sisapa
Ao Portal CNN, o diretor-presidente da Sisapa, Edilson Júnior, informou que uma nova bomba com potência maior que a atual está sendo adquirida pelo município e que o processo já está avançando, com previsão de regularização total do problema em até 25 dias.

 “A bomba que alimenta o setor não está conseguindo suprir a demanda das 800 famílias cadastradas no sistema. Conversamos com o prefeito Jairo Mariano que já solicitou a compra de uma bomba com potência maior”, esclareceu.

Troca de bombas
Edilson informou, ainda, que a partir da madrugada desta quarta-feira, por volta da meia noite, o sistema de fornecimento geral da cidade será suspenso para que o Sisapa consiga fazer a alteração da bomba que alimenta o Setor Aeroporto II pela bomba que atende o município de Pedro Afonso como um todo.

“Como na cidade o pessoal tem caixa d’água, a demanda é menor que no setor Aeroporto II, onde a ligação em sua maioria é direto na rede. Essa reversão de bombas será mantida até a nova chegar. Acredito que com essa troca, o problema do setor Aeroporto II será sanado temporariamente”, finalizou.

Veja Também