quarta, 12 de dezembro de 2018
23º Min 27º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

CULTURA REGIONAL

Tupirama mantém tradição e realiza a 15ª edição da Festa da Manga

12/11/2018 08h13 - Atualizado em 27/11/2018 11h24

Henrique Lopes

Centenas de pessoas participaram na noite do sábado, 10 de novembro, da 15ª edição da tradicional Festa Cultural da Manga, realizada no município de Tupirama. O evento, que tem como objetivo dar visibilidade e valorizar a cultura da manga no município e também na região, contou com programação religiosa e cultural, com destaque para a exposição de diversos tipos do fruto encontradas no município.

Organizada pela Pefeitura de Tupirama, a Festa da Manga apresentou 56 variedades da fruta com diferentes nomes, formatos e sabores. As mangas foram arrecadadas e doadas por moradores da cidade e também da zona rural.

Conforme o prefeito de Tupirama, Dr. Natan (PP), a comunidade surpreendeu, mais uma vez, pelo envolvimento com a tradicional festa. “A nossa comunidade esteve muito empenhada para a realização dessa festa, tanto na produção dos produtos feitos à base de manga, como na doação das variedades, todos trabalhando como voluntários para fazer essa grande festa, que chega a mais uma edição”, destacou.

As potencialidades da manga foram apresentadas nas variedades de do fruto e também nas iguarias, como doces e sucos, expostos aos visitantes. Até mesmo quem reside em Tupirama se admirou com o número de espécies de manga. “Tem muitas mangas aqui que eu estou conhecendo hoje pela primeira vez, nomes diferentes e que nunca tinha visto. É muito boa essa festa, principalmente para quem quer conhecer mais um pouco da cultura da cidade”, afirmou o lavrador Cícero Pereira Noleto.

O casal da cidade de Bom Jesus do Tocantins Keilane da Silva Mariano e Carlito Benício Santos, que participou da festa pela primeira vez, ressaltou a importância do resgate da história e da cultura da manga. “Nunca tinha visto tantas variedades de manga, são muitas que eu nem sonhava existir”, revelou o empresário Carlito. “Uma festa linda, muitas coisas para se descobrir. A comunidade de Tupirama está de parabéns por fazer esse resgate dessa tradição”, completou a professora Keilane da Silva Mariano.

Além da exposição de mangas, a festa contou com uma missa em ação de graças e shows com do trio Garotos da Tupi e da banda Forró Rasgado, que animou os visitantes noite adentro.

 

Leia por Assunto: Cultura Dr. Natan Festa da Manga Tupiramatradição
Veja Também