segunda, 10 de dezembro de 2018
22º Min 30º Max
Pedro Afonso - TO

Educação e Cultura

AGROVILA BOM TEMPO

Estudantes visitam redação do Centro-Norte Notícias/Portal CNN

20/09/2018 16h38 - Atualizado em 01/10/2018 16h10
Estudantes visitam redação do Centro-Norte Notícias/Portal CNN Foto: Márcia Rúbia

Uma forma diferente de aprender é a proposta de uma ação que une técnicas do jornalismo com a disciplina de língua portuguesa e redação, desenvolvido pela professora Isabel Cristina Donatti com alunos da Escola Estadual Bom Tempo, localizada na Agrovila Bom Tempo, a 50 km do centro de Pedro Afonso.

Com a criação há pouco mais de dois meses, do jornal mural “Notícias Bom Tempo”, alunos do 8ª e 9ª anos abordam o dia a dia da escola e incentivam a prática da leitura, escrita e oralidade, além do senso crítico e o papel cidadão dentro da comunidade.

Abrindo os horizontes para além dos muros da escola, seis estudantes visitaram a redação do Centro-Norte Notícias/Portal CNN, na manhã da quarta-feira, 19 de setembro, para conhecer a história e o funcionamento do veículo de comunicação impresso e digital que no próximo mês de janeiro completará dez anos de atuação em Pedro Afonso e região. Eles estavam acompanhados da professora Isabel Donatti e da coordenadora pedagógica Francisca da Silva Xavie. O editor-chefe, Fred Alves, e o repórter especial Henrique Lopes recepcionaram o grupo.

Sonhando em ser jornalista, a estudante Laila de Sousa Rodrigues, 14 anos, que produz as matérias para o “Notícias Bom Tempo”, destacou que o Centro-Norte Notícias é uma referência. “O Centro-Norte Notícias é uma inspiração para nós estudantes, as pessoas conhecem e gostam do jornal Então, quando soubemos que conheceríamos como o jornal funciona, ficamos muito animados”, afirmou a adolescente que fez várias perguntas.

Já a aluna Rita de Cássia Brito de Oliveira, também de 14 anos, responsável pelas fotos do jornal da escola, afirmou que após a visita, o grupo voltará para com mais ideias de como evoluir com o informativo da Escola Estadual Bom Tempo e também do ponto de vista educacional.

Para a professora Isabel Cristina Donatti, a visita à redação do jornal fez com que os alunos conhecessem um pouco mais do trabalho dos jornalistas, assim como são produzidas as informações que norteiam o dia a dia do cidadão. “Sair da sala de aula e ver como a vida funciona, como a informação é preparada, organizada, divulgada, faz com que eles tenham uma outra perspectiva do ensino. Isso faz com que eles tenham mais interesse e o desempenho deles sejam melhor dentro da sala de aula”, frisou.

Anfitrião do encontro, o editor chefe do Centro-Norte Notícias/Portal CNN, Fred Alves, disse ser um orgulho ver jovens envolvidos com o jornalismo e em ações que unem cidadania e educação. Ele também destacou a importância da leitura na formação dos jovens.

 

Veja Também