segunda, 22 de abril de 2019
24º Min 32º Max
Pedro Afonso - TO

Política

SESSÃO SOLENE

AL comemora os 30 anos do Tocantins

21/11/2018 14h36

Foi realizada na tarde desta terça-feira, 20, na Assembleia Legislativa, a Sessão Solene em comemoração aos 30 anos de criação do Tocantins, com entrega da Comenda Ordem do Mérito do Legislativo. A solenidade aconteceu através de requerimento proposto pela Presidente da AL, deputada Luana Ribeiro (PSDB).

Para a presidente da Casa, uma população que se pretenda respeitada, precisa conhecer suas origens. “Quando relembramos nossa história, e homenageamos os homens e mulheres que se destacaram nestes 30 anos – que ajudaram a construir essa história com seu suor, seu trabalho, suas famílias, seus sonhos e que transformaram em realidade o Tocantins de hoje – essa lembrança e esse reconhecimento são uma prova de amor ao Estado e uma forma de retribuir com honraria a uma parte importante dos muitos cidadãos que colaboraram para a criação do Tocantins”, pontua Luana.

O governador Mauro Carlesse (PHS), os ex-governadores Moisés Avelino e Siqueira Campos e outras 22 personalidades que prestaram serviços relevantes ao Estado foram homenageados, e receberam a “Comenda Ordem do Mérito do Legislativo”.

A solenidade foi marcada por apresentações culturais e artísticas da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, Quadrilha Junina Arranca Toco, de Araguaína, e do Grupo de Sússia Raízes do Tambor, de Silvanópolis. Os visitantes puderam conferir também exposição fotográfica e de artesanato que retratam costumes, tradições e a história do Estado.

Homenageados
Os homenageados foram escolhidos pelos deputados da Casa. Luana Ribeiro homenageou o deputado federal e ex-governador Carlos Henrique Amorim, o desembargador aposentado José Maria das Neves e a empresária Salvina Mocó; Valdemar Júnior (MDB) homenageou o procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior; Amélio Cayres (SD) o procurador de Justiça, Alcir Raineri Filho e o conselheiro do Tribunal de Contas, José Wagner Praxedes; Paulo Mourão (PT) o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato; Valderez Castelo Branco (PP) o presidente da Fieto, Roberto Pires e o oficial de Cartório, Adhemar Pereira Torres; e Ricardo Ayres (PSB) o senador Totó Cavalcante.

O deputado Toinho Andrade (PHS) homenageou o deputado constituinte Paschoal Baylon Graças Pedreira e o empresário e ex-presidente da Câmara de Porto Nacional, Osmar Medrado de Sousa; Eduardo do Dertins ( PPS) o primeiro prefeito de Itapiratins, Adeuvaldo de Sousa Rodrigues; Amália Santana (PT) o padre Martin Francis Keveny, pároco da Paróquia São Sebastião, de Colinas; Stalin Bucar (PR) o coronel da Reserva da Polícia Militar, Sebastião Márcio Bandeira Lima; Elenil da Penha (MDB) o servidor público Alcides Carneiro Lopes; Cleiton Cardoso (PTC) o servidor público Alonso Aires Pimenta; Jorge Frederico (MDB) a servidora Ângela Maria Silva; Júnior Evangelista (PSC) o médico Francisco Francimar Ferreira; Zé Roberto (PT) o servidor público José Cardoso; Nilton Franco (MDB) a secretária de Educação e Cultura da cidade de Paraíso do Tocantins, Lizete de Sousa Coelho; e o deputado Olyntho Neto (PSDB) o empresário, filantropo e presidente da Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Amor, Henrique Duarte Prata.


Leia por Assunto: Assembleia Legislativa Tocantins
Veja Tamb�m