quinta, 18 de abril de 2019
24º Min 33º Max
Pedro Afonso - TO

Política

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Saboinha Jr. pretende aproximar Câmara de Vereadores da população de Guaraí

10/02/2019 11h49 - Atualizado em 16/02/2019 08h54

Henrique Lopes e Fred Alves

O vereador Saboinha Jr. (PV) iniciou o trabalho no comando da mesa diretora na Câmara Municipal de Guaraí, uma das maiores cidades da região Centro-Norte do Tocantins. A reportagem do Portal CNN esteve no município e conversou com exclusividade sobre a as prioridades de sua gestão para o biênio 2019/2020.

Já no início do trabalho, algumas inovações já foram implantadas e devem impactar os serviços executados pelo Legislativo guaraiense. “Estamos nos ambientando ao novo estilo de gestão que pretendo implantar na mesa diretora. Já anunciamos a retirada das grades do prédio da Câmara para que a praça em frente possa ser usada livremente pela comunidade e vamos instalar wifi para promover a inclusão digital e atrair os moradores”, relatou.

Aproximar a Câmara Municipal do cidadão é a principal bandeira do parlamentar, que destacou a necessidade da comunidade conhecer o trabalho dos vereadores. Para isso, Saboinha Jr. pretende realizar sessões itinerantes nos bairros da cidade e implantar um sistema de transmissões ao vivo das sessões. “Iremos até os bairros para levar, em parceria com as secretarias do Poder Executivo, serviços como cortes de cabelo e atendimentos de saúde, e, sobretudo para ouvir as demandas da comunidade e depois apresentar requerimentos e encaminhá-los para a Prefeitura de Guaraí. Será a ‘Câmara Cidadã’, um Legislativo mais perto do cidadão guaraiense”.

Além das sessões itinerantes e transmissões de sessões on-line, o presidente pretende disponibilizar digitalizados todos os arquivos com leis e outras matérias da Casa de Leis. “Temos arquivos desde 1963 e a população precisa ter acesso a isso”, frisou.

Outra pauta levantada é a valorização dos parlamentares. Saboinha Jr. defende a necessidade de o vereador estar próximo ao povo e que o investimento em marketing irá auxiliar para que o trabalho parlamentar tenha visibilidade. “Tudo o que acontece em Guaraí passa por aqui e nós queremos fazer com que isso retorne aos ouvidos e os olhos do cidadão”.

Já o prédio do anexo da câmara construído na gestão do ex-presidente Donizeth Medeiros (Podemos) deve receber um laboratório de informática, uma biblioteca e um acervo que guardará a história do município. “Temos muitos projetos para colocar em prática. Estamos dando andamento às nossas licitações e todas as prestações de contas estarão disponíveis em nosso portal, pois hoje em dia a população exige transparência dos políticos e nós vamos trabalhar com seriedade e clareza. Além de zelar do dinheiro do contribuinte, vamos mostrar como está sendo gasto e o que está sendo investido aqui na Câmara Municipal de Guaraí”, garantiu.

Questionado sobre o clima no plenário neste início de ano, já que o processo que culminou na sua eleição foi marcado por discussões e reviravolta quando ele deixou a oposição e foi eleito com apoio do grupo governista, Saboinha Jr. garante que possíveis desavenças ficaram no passado e o diálogo e o respeito predominam entre os vereadores. “Aconteceu muitas coisas internas no trabalho dos vereadores que me fez aceitar o convite para ser candidato a presidente. Após a eleição já abri uma linha de diálogo com todos os vereadores que entenderam a minha proposta de trabalho. Buscamos fazer uma gestão democrática, consultando todos os vereadores. Uma gestão voltada à valorização do trabalho do parlamentar”, declarou.

Aos 27 anos e com o desafio de ser o mais jovem político a presidir a Câmara Municipal de Guaraí, Saboinha Jr. garante que a inexperiência devido à juventude e por estar no primeiro mandado, será superada pela “força das novas ideias e a determinação”, e que pretende deixar marcas significativas no município. “Alguns falam que deveria ter sido o vereador mais votado em 2016 ou com mais mandatos, mas acredito que a grande vantagem de ser jovem é que eu tenho muitas ideias. Vamos inovar em todos os sentidos e no final da legislatura vamos ser referência para outras câmaras municipais. Este é um dos legados que queremos deixar”, argumentou o parlamentar. Ele ressaltou que na relação com o governo da prefeita Professora Lires Ferneda (PSDB) prevalecerão o diálogo e a harmonia, mas com respeito à autonomia de cada poder. “Toda matéria que chegar a essa Casa de Leis será discutida e debatida, para que no futuro a população possa nos reconhecer como uma das melhores legislaturas da Câmara Municipal de Guaraí”, concluiu o chefe do Legislativo guaraiense.

 

Veja Tamb�m