quarta, 12 de dezembro de 2018
23º Min 27º Max
Pedro Afonso - TO

Educação e Cultura

NUCA

Jovens levam debate sobre Consciência Negra a escolas de Pedro Afonso

15/11/2018 07h31 - Atualizado em 15/11/2018 07h39

Kaio Costa

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Pedro Afonso (NUCA), formado por jovens de 12 a 17 anos, realizou nesta quarta-feira, 14, uma apresentação sobre a Consciência Negra no Colégio Cristo Rei, com apresentações de teatro, dança e música que levaram à reflexão sobre situações discriminatórias e de racismo sofridos pelos negros até hoje. As apresentações foram organizadas como forma de trazer à discussão o tema durante a semana que antecede o Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20, e elas estão sendo realizadas em várias unidades escolares do município.



De acordo com o coordenador do NUCA, o servidor público municipal Júlio Cesar Machado, as apresentações foram levadas às Escolas Estaduais Ana Amorim e Pádua Fleury. Ele destacu os benefícios das ações que envolvem, ao todo, 45 estudantes das escolas públicas situadas em Pedro Afonso. “É gratificante ver que nossos jovens aproveitam bastante esses momentos, pois dessa forma eles levam mais conhecimento e cultura em suas bagagens da vida”, salientou.

Os adolescentes membros do Núcleo participarão de uma vivência na comunidade “Quilombo do Prata”, na região do Parque Estadual do Jalapão, onde terão a oportunidade de trocar experiências com os descendentes de refugiados e quilombolas, aprendendo sobre suas origens, traços culturais, as histórias de vida, com direito à noite cultural.

“O grupo retorna a Pedro Afonso no início da próxima semana, onde encerrará as ações levando as apresentações às unidades escolares que ainda não foram agraciadas com a iniciativa, como o Instituto Federal do Tocantins – Campus Pedro Afonso”, findou o coordenador, Júlio César, ao citar que o grupo também se apresentará durante o Cinema Comunitário, a ser realizado no Centro de Convenções Educacional e Cultural de Pedro Afonso Ana Raquel Soares Milhomens (sede da Secretaria Municipal de Educação).

NUCA

O Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Pedro Afonso (NUCA) é um grupo da sociedade, sem vínculo direto com instituições políticas. “Somos um grupo independente e individual, que tem apoio do Selo da Unicef e da Prefeitura de Pedro Afonso, que dá um suporte para estarmos desenvolvendo as ações no município”, salientou o coordenador do grupo, Júlio César Machado.

Formado por 45 crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos, o grupo atende uma recomendação da Unicef em desde agosto, vem desenvolvendo ações sociais, educativas, de esporte, lazer, saúde, na assistência social.


 

Veja Também