quarta, 12 de dezembro de 2018
23º Min 27º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

COMUNIDADE PRECISA PARTICIPAR

Pedro Afonso terá “Mutirão Consciente contra o Aedes” na próxima semana

04/12/2018 09h09 - Atualizado em 04/12/2018 09h18

A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará entre os dias 10 e 14 de dezembro, mais uma edição do “Mutirão Consciente contra o Aedes”.

A ação, promovida anualmente pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com diversos parceiros, quer sensibilizar a população para o cuidado com seu quintal, por meio da limpeza e a vigilância de objetos que acumulem água, evitando assim a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e o vírus zika.

O secretário municipal de Saúde, José Martins de França, alerta que para evitar o aumento de casos destas doenças, a orientação que o Ministério da Saúde repassa é que as pessoas reforcem as ações para eliminar criadouros do mosquito. “As medidas incluem, por exemplo, verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, assim como o uso de repelentes, telas de proteção ou mosquiteiros e roupas compridas”, frisa José Martins.

Já a diretora de Vigilância em Saúde, Daniella Rodrigues Barbosa, destaca que ao participar do “Mutirão Consciente”, a comunidade acaba prevenindo o aumento de doenças no município. “Sabe-se que as ações de promoção e prevenção têm grande impacto na redução do número de adoecimento da população, mas é sempre necessária sua intensificação. Esta ação objetiva mobilizar e informar a população dos riscos eminentes devidos ao acúmulo de lixos e locais propícios para proliferação deste agente causador”.

Calendário
O “Mutirão Consciente contra o Aedes” será realizado por setores, sendo efetuada a mobilização e limpeza em dias diferentes. Confira o cronograma:

MOBILIZAÇÃO 

Segunda-feira (10/12)
Setor Aeroporto II

Terça-feira (11/12)
Setores Zacarias Campelo, Joaquim Matos Lima, Maria Galvão, Nelzir Pedreiro, Ana Raquel, Jardim Bela Vista I e Jardim Bela Vista II

Quarta-feira (12/12)
Setor Aeroporto I, Setor Santo Afonso e Centro

Quinta-feira (13/12)
Setores Antônio Pires Martins, Canadá e Canavieiras

LIMPEZA E RECOLHIMENTO

Segunda-feira (11/12)

Setor Aeroporto II

Terça-feira (12/12)
Setores Zacarias Campelo, Joaquim Matos Lima, Maria Galvão, Nelzir Pedreiro, Ana Raquel E Jardim Bela Vista I e II

Quarta-feira (13/12)
Setores Aeroporto I, Santo Afonso e Centro

Quinta-feira (14/12)
Setores Antônio Pires Martins, Canadá e Canavieiras
 

Veja Também