terça, 19 de março de 2019
24º Min 32º Max
Pedro Afonso - TO

Política

PRONTO PARA EXECUÇÃO

Pedro Afonso recebe Plano Estratégico 2018/2022

15/02/2019 15h28 - Atualizado em 22/02/2019 15h28

Na manhã desta quinta-feira, 14, na Sala das Sessões Plenárias, foi entregue pelo Tribunal de Contas do Tocantins, o Plano Estratégico do município de Pedro Afonso – 2018-2022, desenvolvido pela prefeitura em parceria com a Corte de Contas e o Conselho Regional de Economia (Corecon).

O presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano Costandrade, destacou que “os 15 mil habitantes de Pedro Afonso são os maiores beneficiados”.

A iniciativa do Plano de Pedro Afonso foi inspirada em um projeto piloto da Terceira Relatoria, sob coordenação do conselheiro José Wagner Praxedes. “O Planejamento Estratégico de Brejinho de Nazaré foi implantado em 2017, para ser cumprido até 2021 e o mais interessante é que muitas das metas já chegaram a 100%”, ressaltou Praxedes.

O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, disse que a construção do Plano Estratégico era um desejo antigo da gestão. “`Tivemos a grata satisfação de receber do Tribunal uma consultoria totalmente gratuita e de relevância”.

Jairoe Mariano frisou que, agora, a comunidade de Pedro Afonso terá as atividades da prefeitura ainda mais organizadas. O prefeito, que também acumula a presidência da Associação Tocantinense de Municípios, disse que “A possibilidade de ter uma atuação de governança entre ATM e Tribunal, expandindo esse importante instrumento que é o Planejamento Estratégico aos 139 municípios do Estado, poderá otimizar significativamente os recursos públicos”.

De acordo com o Socorro Erculano, membro do Conselho Regional de Economia (Corecon), “com o planejamento, o município conhece suas potencialidades e fragilidades, mas além disso vai propor ações para realmente resolver os seus problemas”.

Metas
A assessora especial de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional do TCE, Márcia Cristina Gonçalves, pontuou que uma fase foi concluída e outra inaugurada. “Estamos iniciando uma nova etapa que é a implantação do Plano e a nossa expectativa é que seja obtido pleno êxito na sua execução”, avaliou a assessora.

Ao todo, o Plano contempla 49 metas a serem cumpridas. Na área da educação, as principais são elevar a média do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), de 6.1 para 7.0 até 2022, capacitar 100% dos professores e equipe técnica e ampliar em 15% o número de alunos atendidos na rede municipal de ensino, também até 2022.

Na saúde, entre os desafios para serem atingidos até 2022, estão alcançar 80% de satisfação da população assistida pelos serviços de saúde, garantir 100% de cobertura de atenção básica e saúde bucal para a população e aumentar em 90% a cura dos novos casos de hanseníase.

Participação
Com o prefeito de Pedro Afonso, vieram prestigiar o evento a chefe de gabinete, Flávia Amadeu Marson, a secretária de Educação, Liliana Cristofari da Silva, o secretário de Planejamento e Modernização da Gestão, Fernando Vieira de Moraes, e o secretário de Finanças, Janílson Castro da Silva. (Da Ascom TCE/TO)

Veja Tamb�m