segunda, 18 de fevereiro de 2019
23º Min 30º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

FAKE NEWS

UHE Lajeado opera normalmente após boato sobre problema estrutural circular na internet

11/02/2019 16h18 - Atualizado em 13/02/2019 17h25
UHE Lajeado opera normalmente após boato sobre problema estrutural circular na internet Vista áerea da barragem da Usina de Lajeado - Foto: Márcio Di Pietro

Fred Alves

Circula nas redes sociais, desde o final da última semana, uma publicação alertando sobre possíveis problemas na estrutura da barragem da Usina Hidrelétrica de Lajeado, localizada na cidade de mesmo nome e que fica no rio Tocantins. Segundo a postagem, a obra teria sido “periciada” por técnicos e apresentaria rachaduras internas. Além disso, a mensagem alerta" moradores das cidades localizadas abaixo da barragem.

A informação, que não cita uma fonte oficial, foi compartilhada em centenas de grupos de Whatsapp e até mesmo em páginas oficiais como a da Associação Independente de Cabos, Soldados e demais Praças (Assicasol) do 7 º Batalhão da Polícia Militar, com sede no município de Guaraí, que publicou um postagem em sua página no Facebook. Veja o post, que tem erros ortográficos, a seguir:


Preocupação
A notícia preocupou moradores de Pedro Afonso e região que também usaram as redes sociais para se manifestarems. O Portal CNN apurou que, com receio das consequências do possível rompimento da barragem da UHE Lajeado, algumas pessoas chegaram a viajar para municípios mais distantes das margens do rio Tocantins. 

Baixo risco 
Procurada pelo Portal CNN, a Investco informou que UHE Lajeado atende a legislação aplicável à segurança de barragens e possui um Plano de Ação de Emergência de Barragens (“PAE”), devidamente protocolado junto à Defesa Civil dos municípios no entorno do empreendimento. A companhia acrescentou que a UHE Lajeado é considerada de baixo risco pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que realiza todas as inspeções exigidas pela legislação e que está operando em total normalidade. “A Usina, inclusive, foi apontada na última sexta pela Aneel como a melhor do Brasil, com nota 100 nos quesitos Segurança e Meio-Ambiente”, disse a Investco.


 

Veja Tamb�m