quinta, 23 de maio de 2019
23º Min 34º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

SABER COOPERAR

Trabalho de cooperativas de Pedro Afonso é destacado por revista nacional

13/05/2019 14h40

Não é de hoje que a força do cooperativismo de Pedro Afonso é destaque até fora do Tocantins. Desta fez as ações realizadas pela Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e pelo Sicredi estampam a capa da edição atual da Revista Saber Cooperar, principal publicação brasileira voltada ao cooperativismo. Clique aqui e leia a revista.


A edição de número 25 traz como capa o tema “Corrente do Bem”, ao fazer referência à atuação das três cooperativas instaladas no município de Pedro Afonso, localizado a 206 km de Palmas, capital do estado do Tocantins, e com pouco mais de 13 mil habitantes.

Atuando em três áreas distintas – educação, agropecuária e crédito – as cooperativas se uniram para ajudar a mudar a realidade da pacata cidade localizada entre os rios Tocantins e Sono. Segundo destacou a reportagem assinada pela jornalista Kelly Ikuma, que ocupa nove páginas da revista, “o trio decidiu viver, na prática, o princípio da intercooperação, desenvolvendo programas e ações em conjunto para beneficiar a comunidade”.

Além do fortalecimento da agricultura, da referência em educação e do impulsionamento da economia, a Coapa, o Sicredi e a Coed aprenderam que juntas poderiam levar serviços e ações que garantissem o desenvolvimento da comunidade por meio da parceria e apoio a projetos sociais, e com a criação de núcleos que incluíssem jovens e mulheres no cooperativismo.

A matéria especial destacou também o apoio ao projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA), as ações junto a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae ) de Pedro Afonso, a mobilização para a construção do Hospital do Amor, em Palmas, e a execução do Dia de Cooperar, conhecido como Dia C.

O periódico ainda enfatizou que a união das três cooperativas causa um impacto positivo e visível na vida da comunidade de Pedro Afonso que tem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os melhores do estado do Tocantins e da região norte do Brasil.

Saber Cooperar

Como objetivo de contar a história de gente feliz, que encontrou no cooperativismo uma forma de ganhar dinheiro de uma maneira justa, ética e sustentável, a revista Saber Cooperar, principal vitrine do cooperativismo brasileiro, foi lançada em dezembro de 2010. Publicada trimestralmente é distribuída a todas as cooperativas brasileiras, representantes dos três poderes da República e parceiros institucionais do Sistema OCB.  

Veja Tamb�m