Educao e Cultura

NEGOCIAO

Educao suspende greve em Guara aps prefeitura apresentar proposta

07/05/2019 17h18 - Atualizado em 10/05/2019 10h01

Os profissionais da Educação da Rede Municipal de Guaraí suspenderam a greve, após a categoria votar pela aceitação da proposta apresentada pela prefeitura. A decisão foi deliberada em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 7.

A prefeita de Guaraí, Lires Ferneda (PSDB), apresentou uma proposta na reunião mediada pelo vereador Saboinha Jr (PV), realizada na tarde dessa segunda-feira,6, na Câmara Municipal de Guaraí.

Na proposta, a gestão municipal pede a suspensão imediata da greve iniciada no último dia 2, em contrapartida se compromete a realizar num prazo de 90 dias, um estudo detalhado para redução do índice de gasto com pessoal, que se encontra acima do limite prudencial, para assim, reverter o resultado do estudo em melhorias salariais aos servidores.

“Diante de uma luta que a categoria trava há mais de dois anos, nós vemos como ponto positivo a Prefeitura apresentar uma proposta, o que significa que a Gestão reconhece os direitos da categoria e se compromete em atender as demandas dos profissionais da Educação”, disse a presidente do Sintet Regional de Guaraí, Iolanda Bastos.

A prefeita de Guaraí, Lires Ferneda, agradeceu a confiança dos servidores para a retomada do funcionamento pleno das escolas. A chefe do Executivo afirmou que a decisão da categoria comprova a credibilidade do funcionalismo com a gestão, que sempre esteve aberta ao diálogo com a categoria e cumpre com todas as obrigações e compromissos com os servidores públicos da cidade. “O papel da Câmara Municipal foi fundamental para a concretização deste acordo. Ao mediar as conversações, a Câmara exerceu um papel conciliador fundamental para que chegássemos ao fim do impasse. A gestão se comprometeu com a categoria, que comprova a sua credibilidade ao propor este acordo, que será cumprido, como honramos sempre os compromissos que fizemos.” A prefeita reforçou que as escolas seguem o funcionamento normal na cidade. (Com iinformações da Ascom Sintet e Ascom Pref. Guaraí)