segunda, 22 de abril de 2019
24º Min 32º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

SAÚDE PÚBLICA

Pedro Afonso realiza vacinação contra a influenza

12/04/2019 09h18 - Atualizado em 18/04/2019 09h14

Segue até o próximo dia 31 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Realizada anualmente, a campanha tem como foco combater o aumento de casos de influenza doença respiratória infecciosa de origem viral, seu agravamento pode levar ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco, como crianças, gestantes, idosos, além de portadores de doenças crônicas. 

Em Pedro Afonso a meta é vacinar mais de 90% dos públicos prioritários, com a distribuição de quase 4 mil doses da vacina. 

Para conseguir atingir a meta, as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde Tenente Salustiano, no centro, e Pedro Zanina, no Setor Bela Vista II, funcionarão de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. 

A vacinação seguirá o cronograma de grupos prioritários sendo vacinados entre os dias 10 e 19 de abril, crianças de 6 meses até 6 anos, gestantes e puérperas com até 45 dias após o parto. 

Já a partir do dia 22 de abril, será realizada a vacinação dos servidores da saúde, professores que estão atuando dentro de sala de aula, policiais acima de 60 anos, população indígena e idosos acima dos 60 anos. Também serão vacinados de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema penitenciário e pessoas portadoras de doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais.

Influenza
Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.

Sinais e sintomas
Infecção aguda das vias aéreas que cursa com quadro febril* (temperatura ≥ 37,8°C), com a curva térmica usualmente declinando após dois ou três dias e normalizando em torno do sexto dia de evolução. A febre geralmente é mais acentuada em crianças. Os demais sinais e sintomas são habitualmente de aparecimento súbito, como:
Calafrios
Mal-estar
Cefaleia
Mialgia
Dor de garganta
Artralgia
Prostração
Rinorreia
Tosse seca
Podem ainda estar presentes:

Diarreia
Vômito
Fadiga
Rouquidão
Hiperemia conjuntival

Leia por Assunto: Pedro Afonso influenza vacinação
Veja Tamb�m