Por dentro do Agronegócio

REFERÊNCIA NO NORTE

Cooperativistas de Pedro Afonso participam de feira no Pará

22/05/2019 15h43 - Atualizado em 23/05/2019 17h37

Uma comitiva de 17 produtores rurais e colaboradores da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), com sede em Pedro Afonso (TO), iniciou na quarta-feira, 22 de maio, a visita técnica a uma cooperativa e empresas do ramo agropecuário nos estados do Pará e Maranhão.

O primeiro compromisso foi uma visita a 4ª Show Agro, que acontece na cidade de Paragominas (PA). O grupo tocantinense foi recepcionado pelo produtor rural Basílio Carloto, presidente da Coopernorte, responsável pelo evento. Em seguida, assistiram palestra com o tema “Tecnologias para altas produtividades”, ministrada pelo agrônomo, doutor em Ciências de Sementes e mestre em Ciências e Tecnologia Agroindustrial, Dejalma Zimmer.

Basílio Carloto destacou a presença dos integrantes da Coapa na feira agropecuária considerada umas das maiores da região norte do país. “Ficamos muito satisfeitos com essa ação de intercooperação que reforça o relacionamento entre cooperativas. Assim como a Coapa temos uma visão de futuro, e a troca de informação é fundamental para o desenvolvimento do cooperativismo”, disse. Ele ainda explicou que a Show Agro é um evento difusor de informação e novas tecnologias para o produtor rural e demais públicos interessados.

O vice-presidente da Coapa, Alberto Mazzola, elogiou a estrutura da feira por propagar novidades tecnológicas e informações úteis para o produtor rural, e ainda parabenizou a Coopenorte pela organização. Para ele, participar da Show Agro traz benefícios ao mostrar a agricultura praticada na região sudeste do Pará que tem características diferentes daquela feita em Pedro Afonso como, por exemplo, no que diz respeito ao regime de chuvas.

“Foi um aprendizado importante e ainda visitamos uma cooperativa coirmã. A Coapa e a Coopernorte são duas das maiores cooperativas do norte do Brasil e é muito importante trocar experiências com amigos cooperativistas paraenses”, disse o dirigente citando que o evento serve de exemplo já que no futuro a Coapa pretende realizar uma feira tecnológica em Pedro Afonso.

Associado da Coapa há três anos, o produtor rural Vânio Gobatto, que cultiva grãos em uma propriedade no município de Bom Jesus do Tocantins, percorreu alguns dos 90 estandes instalados na Show Agro e elogiou as novidades tecnológicos com destaque para as máquinas agrícolas e novas tecnologias que podem contribuir para o aumento do desempenho agropecuário.

Show Agro 2019
A 4ª edição da Show Agro segue até sábado, 25 de maio, em Paragominas (PA). Segundo os organizadores, são 70 mil metros quadrados de feira, com 90 expositores e mais de 15 mil pessoas esperadas. Instituições financeiras, empresas de implementos agrícolas, universidades, instituições públicas estão na vasta lista de participantes da Show Agro. A expectativa é movimentar cerca de R$ 500 milhões em negócios.

O evento conta com várias palestras ministradas por especialistas renomados sobre temas voltados ao desenvolvimento da agropecuária.

A feira também tem campos de experimentos, tanto da Coopernorte quanto das empresas expositoras, com o intuito demonstrar as sementes e insumos de alta tecnologia e que estarão à disposição dos visitantes e agricultores.

Visita a São Luís
Ainda na viagem técnica, os cooperativistas de Pedro Afonso visitarão São Luís, capital do Maranhão, na sexta-feira, 24, para conhecer a fábrica de fertilizantes da Fertgrow e a Amaggi no Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM).


 

Leia por Assunto: Coapa Paragominas ParáPedro AfonsoShow Agroagronegócio