segunda, 22 de abril de 2019
24º Min 32º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

DEBATE E EXPOSIÇÃO

TG abre suas portas em homenagem às mulheres

19/03/2019 09h45 - Atualizado em 21/03/2019 16h30

Henrique Lopes

Um ambiente tipicamente masculino foi tomado por mulheres para debater os problemas e dificuldades enfrentados por elas na tarde do dia 15 de março. Buscando mais integração com a sociedade de Pedro Afonso e com a proposta de abrir uma linha de diálogo mais próxima com os setores sociais, o Tiro de Guerra 11-004 promoveu um momento de debate em comemoração ao Dia da Mulher, celebrado em 8 de março.

Cerca de 50 mulheres de diversas idades e áreas de atuação participaram da palestra que teve como tema “Jeito feminino, minha melhor versão”, ministrado pela ex-militar do Exército Brasileiro, gestora de recursos humanos e coach de carreira, Monica Barcelos. Para ela, o objetivo é garantir com as que as pessoas, em especial as mulheres, conheçam mais o Tiro de Guerra. “Temos uma visão de integração de ir além dos muros do Tiro de Guerra. Então, apresentar para as mulheres o trabalho desenvolvido dentro do Tiro de Guerra é a proposta do chefe de instrução, Barcelos. Isso faz com que possamos mostrar que as mulheres também estão inseridas neste contexto, pois são as mães, as namoradas e mulheres dos atiradores e devem fazer parte dessa vivência”, conta Mônica Barcelos, esposa do chefe de instrução do TG.

A ex-primeira dama de Pedro Afonso e professora aposentada, Odina Maranhão Sá de Andrade, parabenizou a ação. “Vemos que é algo que busca fazer a diferença. O Tiro de Guerra sempre esteve ligado a comunidade, mas desta vez traz um olhar revolucionário que é interessante para os tempos que vivemos”, frisou.

Já a fotógrafa Jucielly Coelho contou sorridente que nunca tinha imaginado algo do tipo dentro de Pedro Afonso e está feliz com o resultado. “Estamos dentro de um espaço voltado para homens, em uma ação muito bem organizada para discutir assuntos voltados ao dia a dia da mulher. Além de ser uma experiência única conhecemos um pouco mais do trabalho desenvolvido aqui”.

Integração com escolas
Além da participação das mulheres, o evento contou com colaboradores especiais. Alunos da Escola Estadual Comendador Pádua Fleury e da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) auxiliaram, como estagiários por um dia, na organização do evento, que contou com coffee break, apresentação instrumental, exposição de produtos fabricados por mulheres do município e apresentação do projeto do espaço de leitura do TG.

Para a orientadora educacional da Escola Estadual Pádua Fleury, Fabiana Alves, a participação dos alunos como construtores do evento é bastante importante para que eles conheçam o impacto das suas ações na sociedade. “É notório o impacto desse tipo de colaboração na vida dos alunos. Estamos bastante otimistas com a nova gestão do Tiro de Guerra e já fechamos parcerias para a implantação da horta da escola”, relatou a educadora.





 

Veja Tamb�m