Cidades

EMANCIPAÇÃO

Cavalgada marca celebração do 27º aniversário de Santa Maria do Tocantins

10/06/2019 17h26 - Atualizado em 12/06/2019 07h32

Henrique Lopes

O domingo, 9 de junho, foi de festa para moradores de Santa Maria do Tocantins, durante a realização 16º Cavalgada do município. No tradicional encontro, que fez parte da programação de aniversário de 27 anos de emancipação político-administrativa do município, dezenas de cavaleiros e amazonas percorreram as principais ruas e avenidas da cidade.

Com uma programação extensa, o município celebra o aniversário em uma grande festa que já contou com apresentações de músicos regionais e nacionais, entre eles os cantores Theo Santana e Cleiton Farias, e a banda Forró Espora.

Apesar do forte calor centenas de santamarienses e visitantes assistiram o evento na cidade, já conhecida pela tradição das cavalgadas e tropeadas.

Maria José Tranqueira, moradora de Bom Jesus do Tocantins, acompanha a festa desde o começo. “Gosto bastante, como tenho parentes aqui sempre venho e neste ano está muito boa. Foi uma cavalgada muito bonita”, afirmou.

Morador de Lajeado, Marcos Vinicius Gama ficou impressionado com a alegria das pessoas na festa. “A recepção e organização foram exceletnes. A prefeitura está de parabéns e o povo da cidade também por realizar uma festa tão linda”, destacou o participante da comitiva Cowboy Soberano.

Já a moradora de Santa Maria Aline Sartoretto afirmou que a cavalgada é uma forma demonstrar a tradição rural do município. “Além de celebrar mais um aniversário da nossa cidade com muita alegria como é hoje, a gente mostra as nossas raízes e tradição para a comunidade e nossos visitantes, pois isso é a cultura do nosso povo”, declarou.

Programação continua
Ainda nesta segunda-feira, 10, data de aniversário da cidade, a gestão municipal realizará o corte do bolo e a entrega de dois veículos para atender a Secretaria Municipal de Saúde.

Para o prefeito de Santa Maria do Tocantins, Itamar Barrachini a festa, realizada com recursos próprios do município, alcançou seus objetivos. “Por causa dos contextos e das crises pensávamos que a comunidade e nossos amigos não iriam aderir, mas o povo veio. Convidamos e os moradores da região participaram. Santa Maria tem uma tradição de cavalgada e nossas expectativas foram atendidas da melhor forma possível. Fizemos tudo com recursos próprios do município, pois essa é a festa do povo de Santa Maria”, afirmou o gestor.

Veja fotos do evento;;