segunda, 22 de abril de 2019
24º Min 32º Max
Pedro Afonso - TO

Cidades

DENGUE

Pedro Afonso realiza “Campanha Consciente contra o Aedes”

19/03/2019 18h32 - Atualizado em 21/03/2019 09h39

A Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando mais uma edição da “Campanha Consciente contra o Aedes”.

A ação, promovida anualmente, em conjunto com diversos parceiros, busca sensibilizar a população para o cuidado com seu quintal, por meio da limpeza e a vigilância de objetos que acumulem água, evitando assim a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e o vírus zika.

Com sua última edição realizada em dezembro de 2018, a “Campanha de Consciente contra o Aedes” traz neste ano a proposta do Executivo Municipal de ser uma ação contínua, executada durante todo o período crítico, sendo realizadas atividades de levantamento de áreas de proliferação do mosquito, palestras nas escolas, orientação aos moradores, limpeza de lotes e terrenos, além da “ III Semana de Vigilância em Saúde”, que acontecerá entre de 8 a 12 de abril.

A “Campanha Consciente contra o Aedes” tem o objetivo de intensificar as ações já executadas pelo município, como a limpeza e manutenção de áreas públicas, destruição de focos e criadouros do mosquito e os serviços de visitas periódicas e sensibilização efetuada pelas equipes de vigilância e saúde e epidemiológica.

Segundo o prefeito Jairo Mariano, o foco é garantir que a epidemia que afeta todo o estado não atinja o município. “Temos um ano atípico em que o mosquito Aedes Aegypti, mais uma vez, surpreende as autoridades e a comunidade com casos e mais casos da doença. Nos últimos anos conseguimos controlar o número de ocorrência por meio de ações de mobilização e educação e estamos, novamente, convocando a comunidade para que ela esteja junto com a gente participando desta sensibilização contra o mosquito”, frisou o gestor, ao afirmar que a contribuição do cidadão com a limpeza de lotes e terrenos, denúncia de quintais abandonados é fundamental no combate à dengue.

Entre as ações em execução destacadas pelo gestor estão a limpeza e manutenção das praças e áreas verdes do município, a limpeza do Setor Antônio Joaquim Pires Martins, conhecido como Portelinha, e ações rotineiras executadas pelos setores de Fiscalização de Posturas e Fiscalização Ambiental, que também pautam as orientações sobre os cuidados contra o mosquito.

Número de casos

De acordo o boletim epidemiológico do município no ano de 2017, 24 casos de dengue, chikungunya e o vírus zika foram diagnosticados no município.Já em 2018, com os esforços da gestão municipal e a colaboração da comunidade, os registros caíram para apenas seis casos.

Atualmente o município possui 52 casos da doença notificados, 34 em investigações, sendo apenas 14 confirmados. Um suposto óbito decorrente da doença também é investigado, mas sem comprovação no momento. Em todo o estado, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, são mais de 6 mil casos já foram notificados, sendo 1,3 mil confirmados.

O secretário municipal de Saúde, José Martins de França, afirmou que a saúde está acompanhando os boletins epidemiológicos de Pedro Afonso e buscando mobilizar todas as equipes para atuarem no combate ao mosquito visando a diminuição do número de casos. “A situação requer cuidado, pois há um surto em todo o estado, mas aqui no município os números são pequenos. Mesmo assim, estamos nos unindo com diversos parceiros para que possamos combater o mosquito em mais uma ação de mobilização, como já realizamos todos os anos”, declarou.

José Martins afirmou ainda que para garantir um diagnóstico preciso, a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando a toda a população teste rápidos da dengue, que podem ser realizados na sede da Secretaria Municipal de Saúde, todos os dias, das 7 às 13 horas. (Da Ascom Pref. Pedro Afonso)

 

Veja Tamb�m