Educao e Cultura

CONQUISTA PROFISSIONAL

Jornalista de Pedro Afonso aprovada em 1 lugar em doutorado na UnB

03/07/2019 14h46 - Atualizado em 08/07/2019 15h08

Henrique Lopes

Natural da cidade de Pedro Afonso, a jornalista e professora universitária Rosana Alves de Oliveira, 36 anos, foi a primeira colocada na linha de pesquisa "Jornalismo e Sociedade" e no geral na seleção do programa de Doutorado da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).

Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e mestre em Educação, Tecnologias e Comunicação pela Unb, Rosana Alves foi uma das primeiras colaboradoras do Jornal Centro-Norte Notícias e atua atualmente como professora assistente do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Além da aprovação no programa de doutorado da UnB, a jornalista, que passou em seu primeiro concurso em 2008, para o cargo de produtora de vídeo, na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), onde era estagiária, também foi aprovada na primeira etapa do doutorado em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a segunda melhor média. O curso tem uma das melhores avaliações de qualidade do Brasil.

Ao destacar as conquistas, Rosana afirmou que é algo que exige muita dedicação e esforço. “Estou no início da carreira e vejo a necessidade da qualificação. Ser professor e pesquisador exige dedicação e algumas renúncias, mas sempre vale a pena”, frisou ao afirmar que nos tempos atuais a Academia tem sofrido e sido muito atingida por uma onda de descrédito, mas é nela que a ciência é realizada.

Questionada sobre se vai fazer doutorado na Unb ou na UERJ, Rosana Alves, que tem um trabalho com o tema "Jornalismo, ética, verdade e fake news: impressões de profissionais em formação acadêmica", que será apresentado durante a quinta edição do "World Journalism Education Congress", na próxima semana, em Paris, na França, revelou que irá optar pela UERJ, já que houve outros desafios que também foram aceitos na carreira profissional. “Vou fazer na UERJ, optei em assumir um cargo na gestão e fazer o curso em paralelo”, completou sorridente.

Em 2012, um dos artigos escritos pela jornalista foi publicado no livro Narrativas Midiáticas. 
 

Leia por Assunto: Doutorado Rosana AlvesUERJ UnB