Cidades

FESTA PELA EMANCIPAÇÃO

Programação diversificada marca comemoração do 25º aniversário de Tupirama

27/05/2019 13h44 - Atualizado em 29/05/2019 15h22

Henrique Lopes 

Conhecida como “Capital da Manga” e por sua gente acolhedora, a cidade de Tupirama, localizada a 200 km de Palmas, celebrou no dia 26 de maio, seus 25 anos de emancipação político-administrativa.

Para celebrar a importante data na história do município, a Prefeitura de Tupirama preparou uma programação especial de aniversário, que contou com eventos esportivos e culturais, atos religiosos e cívicos, além de entrega de obras.

Com cinco dias de festas, as comemorações começaram no dia 21 de maio, com a realização da audiência pública que discutiu a concessão do sistema de saneamento do município. Leia mais aqui.

Na quarta-feira, 22, comunidade se reuniu na edição especial da Feira Livre do Pequeno Agricultor, que contou com apresentações artísticas e culturais. Na sexta-feira, 24, mais de 50 crianças de Tupirama, Pedro Afonso e Bom Jesus do Tocantins se juntaram na quadra da Escola Municipal de Tempo Integral Maria Jose Alves Miranda, para participarem da Copa Céu de Futebol Infantil. Durante a noite, mais de 3 mil pessoas curtiram o show do cantor Fernando Pisadinha, conhecido pela música “ Espinhaço do Véio”, que fez levantar poeira com muita alegria e descontração.

As festividades continuaram no sábado, com missa e a realização do Dia do Evangélico, celebrado oficialmente no município no dia 25 de maio. Já no domingo, 26, dia do aniversário, os moradores de Tupirama acordaram cedo para prestigiar o hasteamento das bandeiras, que contou com a presença dos atiradores do TG 11-004 e autoridades civis e militares. Logo após, a comunidade assistiu a apresentações culturais de balé, dança contemporânea e poesias.

A programação teve sequência com a inauguração das obras, que foram feitas por meio de um painel, apresentado pelo prefeito Dr. Natan. Foram entregues pela gestão veículos para atendimento na área de saúde, mobiliário na Escola Municipal de Tempo Integral Maria Jose Alves Miranda e um parquinho para os alunos da Creche Municipal Anaides Brito Miranda, que também foram contemplados com uniformes.

A gestão também entregou o calçamento do Bosque do Lago e a sala do Conselho Tutelar do Município, um bisturi elétrico para atender a unidade de saúde e realizou o plantio de mudas de mangueira, fruto tradicional na região.

Considerada a menina dos olhos de Tupirama, o prefeito Dr. Natan também apresentou o projeto “Construindo um Sonho”, que contou com a doação de lotes para famílias carentes e também a entrega simbólica das chaves da primeira residência que está sendo construída pelo programa.

“Todos estão felizes com essa festa. A comunidade esteve envolvida nas ações de aniversário e isso mostra que o nosso povo valoriza a nossa história. São 25 anos, celebrados com muito investimento e atendendo aos anseios da população. Queremos continuar a investir na cidade e trazer sempre mais alegria ao nosso povo”, frisou Natan.

Comunidade comemora
“Para mim é um sonho realizado, hoje minha mãe ganhando a sua casa. A Prefeitura está de parabéns por dar esse grande presente aos cidadãos de Tupirama no aniversário da cidade” – Juliana Nunes dos Santos - agente de saúde.
“A programação do aniversário foi muito boa. Todos estão de parabéns pela festa e os investimentos que só tem melhorado a cidade” – João Batista Alencar - mecânico.
“Vemos uma evolução grande na cidade e comemorar isso junto com o povo é algo que mostra o engajamento da nossa comunidade nas ações que são em prol do desenvolvimento do município. Todos os tupiramenses estão de parabéns por essa grande festa” - Júlio Castro, presidente da Câmara.

Veja fotos dos 25 anos de Tupirama:

Leia por Assunto: 25 anos Aniversário Dr. Natan Tupirama