Cidades

250 ATENDIMENTOS

Aldeias de Pedro Afonso recebem aes do poder pblico em comemorao ao Dia do ndio

24/04/2019 18h08 - Atualizado em 04/05/2019 14h53

Em celebração do Dia do Índio, a Prefeitura de Pedro Afonso, em parceria com a vereadora Lili Benício, realizou no dia 23 de abril, uma série de ações para atender as famílias das comunidades indígenas pedroafonsinas.

Durante o evento, realizado na aldeia Lajeado, localizada a cerca de 60 km do centro da cidade, participaram mais de 250 indígenas das aldeias Lajeado, Bethânia, Olho D’agua, Santo Antônio e São José.

Foram ofertados serviços como inclusão e atualização do Cadastro Único, palestras sobre Saúde Bucal, entrega de kits de saúde bucal e de gestantes, e atendimento odontológico, realizado em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena.

Já a Secretaria Desenvolvimento Urbano, Habitação e Obras também realizou a manutenção das estradas vicinais que dão acesso às aldeias e a limpeza e manutenção dos campos de futebol e áreas próximas às residências indígenas.

Para o cacique da aldeia Lageado, Newton Calixto Xerente, a gestão tem nos últimos anos dado uma atenção muito importante para as comunidades indígenas. “Nós nunca fomos visto, nem mesmo quando estávamos em domínio de outro município [Tocantínia], mas com o prefeito Jairo Mariano nossa realidade mudou. Hoje as ações chegam até a nossa comunidade e isso nos deixa muito feliz”, declarou o líder indígena.

Já Edimilson Xerente, cacique da aldeia Olho D’Água, parabenizou a gestão municipal por levar serviços até as aldeias. “Nós somos muito carentes dessas ações, pois elas ficam na cidade, então quando a prefeitura vem até a aldeia é algo muito bom”, frisou.

Parceira na realização do evento, a vereadora Lili Benício destacou a importância da integração entre as comunidades indígenas e a valorização da cultura pedroafonsina. “A base de Pedro Afonso está aqui e a gestão tem sido sensível às demandas e necessidades dos povos indígenas, garantindo serviços de qualidade e valorizando a sua cultura”, destacou.

Representando o prefeito Jairo Mariano, o vice-prefeito José de Ribamar Coelho afirmou que a Prefeitura de Pedro Afonso tem buscado diariamente garantir uma melhor qualidade de vida dos indígenas. “Temos trabalhado na melhoria de estradas, no fortalecimento da cultura indígena, nas ações de prevenção de saúde e de atenção básica, pois isso reflete na melhoria de vida de todos. Diariamente, a gestão tem mantido o diálogo e buscado atender as demandas dos indígenas”, completou Coelho.