Economia

ENERGIA LIMPA

Energia solar: Uma nova forma de produzir e consumir energia

11/06/2019 13h53 - Atualizado em 12/06/2019 14h04

Já pensou em economizar até 95% na sua conta de luz utilizando uma nova fonte de energia, totalmente limpa e sem impacto ao meio ambiente?

A energia solar fotovoltaica já é uma realidade em Pedro Afonso e foi apresentada a mais um grupo de moradores do município na noite de 10 de junho, durante a palestra “Saia já do financiamento sem fim que é sua conta de energia”, apresentada pelo engenheiro mecânico Eric Ricardo Rezende.

Considerada uma fonte de energia renovável e inesgotável, a energia solar fotovoltaica tem sido utilizada como forma de diminuir os custos com as fontes de energias tradicionais nas residências.

Segundo explica Eric Ricardo, o município de Pedro Afonso tem um auto potencial, tendo em vista que possui grandes áreas com radiação solar incidente. “Isso ajuda a sanar dois problemas: um econômico, que as pessoas que possuem essa tecnologia passam a pagar a taxa mínima nas suas residências, já que estarão produzindo sua própria energia, e também ajudando o meio ambiente, que é uma fonte limpa e renovável”, afirmou Eric.

No Brasil, apenas um painel fotovoltaico pode produzir, em média, 400 e 650 Wh por dia. “Isso reduz muito na conta de energia. É um investimento, pois a cada dia mais a conta aumenta e você produzindo a sua energia, pode aumentar o consumo sem ter um impacto no seu orçamento com gastos com eletricidade”, completou o engenheiro mecânico.

O servidor público Sebastião Bezerra considera bastante viável a proposta de se produzir a própria energia elétrica. “Muitas vezes as pessoas vêm um valor mais elevado, na instalação dos projetos, mas é algo como um investimento. Quando você pagar será seu e continuará a gerar energia, diferente da conta de luz que todo dia aumenta e você não ver melhorias. Eu estou pensando em colocar em casa e achei a ideia muito boa”, comentou.

Empresário da área elétrica, Alessandro Carvalho relatou que a tecnologia traz uma nova forma de consumir energia. “As pessoas estão começando a se interessar pela energia solar, eu mesmo já havia até conversado com algumas pessoas sobre a viabilidade de implantar um sistema na minha casa”.