Por dentro do Agronegcio

VIAGEM TCNICA

Pedroafonsinos conhecem logstica de exportao de gros e fbrica no Porto do Itaqui

26/05/2019 07h40 - Atualizado em 12/06/2019 14h04

Valmir Nicola cultiva soja e milho em uma propriedade rural no pequeno município de Bom Jesus do Tocantins e sempre quis conhecer a logística para exportação dos grãos e como são produzidos insumos utilizados para melhorar o desempenho da lavoura. No dia 24 de maio, junto com outros nove produtores rurais e cinco colaboradores da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), ele visitou o armazém da ALZ Grãos no Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM) e a fábrica de fertilizantes da Fertgrow S/A, localizados no Porto do Itaqui, em São Luís (MA), um dos três maiores exportadores do Brasil.

“Foi uma visita importante pra gente que trabalha com agricultura. A iniciativa da Coapa trouxe conhecimento, e valoriza e estimula produtores e colaboradores”, disse o agricultor associado da cooperativa há cinco anos.

Na parte da tarde, os tocantinenses conheceram o processo de armazenagem da ALZ Grãos. Acompanhados do técnico em Segurança do Trabalho Tecílio Oliveira, o grupo percorreu as instalações do Lote 4 do TEGRAM que tem capacidade estática para armazenar 125 mil toneladas de grãos.

Já no período matutino a comitiva pedroafonsina foi recepcionada pelo diretor geral da Fertgrow, Neri Nezzi. Na visita a fábrica, que de junho de 2018 a julho de 2019 deve produzir 474 mil toneladas de fertilizantes, o executivo explicou as etapas de fabricação de diferentes fórmulas - descarga, controle de qualidade, linha de produção e expedição do produto -, que atendem a necessidade do produtor rural.

Para o diretor comercial é importante que o consumidor final do fertilizante, conheça como ele é feito e o cuidado que a empresa tem para que o produto chegue com qualidade na lavoura.

Ao avaliar a visita desta sexta-feira, o gerente comercial da Coapa, Nelzivan Carvalho Neves, destacou a importância do agricultor entender o processo desde a lavoura, passando pela parte operacional, até chegar no terminal de grãos. “Conhecemos o funcionamento do terminal de grãos, que impressiona pelo tamanho, organização e a agilidade na expedição e recepção de grãos e outras commodities. É um trabalho muito eficiente”.
O dirigente ainda afirmou que a visita a Fertgrow serviu para estreitar os laços com um importante parceiro comercial. “Por isso, trouxemos técnicos que atuam na logística e têm contato direto com os vendedores da empresa. Já o produtor rural conheceu a formulação e a qualidade do produto para que no futuro possa adquirir e utilizar o fertilizante em suas propriedades”, comentou.

Quem também gostou da experiência foi o engenheiro agrônomo João Rossini. Conforme o integrante da Unidade Técnica da Coapa foi a oportunidade para conhecer toda a logística de saída dos grãos para o mercado externo e a produção de fertilizante, um insumo importante para o desenvolvimento da lavoura. “São conhecimentos que vão possibilitar uma prestação de serviços ainda melhor aos nossos cooperados”, pontuou o profissional.

Show Agro
Nelzivan Carvalho também falou da participação de cooperados e colaboradores na quarta edição da Show Agro, em Paragominas (PA), na última quarta-feira, 22 de maio. Segundo ele, a visita serviu para conhecer o evento organizado pela Cooperativa Agroindustrial Paragominense (Coopernorte) para no futuro realizar uma feira semelhante em Pedro Afonso. “Também estreitamos os laços com uma cooperativa parceira que tem muito a nos ensinar, pois eles atuam numa região que está em expansão e cresce entre 15% e 20% ao ano. Ficou um aprendizado importante para os integrantes da Coapa que participaram desta viagem técnica”, destacou o gerente comercial.

 

Leia por Assunto: Coapa Pedro AfonsoPorto do Itaqui Soja exportao gros