Por dentro do Agronegcio

CAMPUS PEDRO AFONSO

IFTO realiza palestra sobre bem-estar animal

19/06/2019 07h11 - Atualizado em 19/06/2019 07h19

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizou em 30 de maio, na unidade de Pedro Afonso, o "Ciclo de palestras sobre bem-estar animal". O evento foi organizado pelo coordenador do curso de Engenharia Agronômica, Maurício Donato Moura Júnior. A iniciativa contou com a colaboração de demais professores e estudantes da unidade. 

O evento teve como finalidade buscar diferentes estratégias para informar o público, esclarecer dúvidas e trazer valiosas informações acerca do que é o bem-estar animal e como essas práticas podem afetar diretamente na produção animal. Na ocasião, foram tratados temas relacionados ao programa nacional de erradicação da febre aftosa e formas de lidar com o problema do mormo nos equídeos. As palestras contaram com a colaboração dos médicos veterinários João Eduardo Pinto Pires e Raydleno Mateus Tavares da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Na ocasião, a médica veterinária Liliane Moreira Donato Moura ofertou minicursos sobre ordenha e os cuidados que devem ser tomados com os neonatos. Ao final do evento, a médica ministrou uma palestra sobre bem estar animal. Liliane parabenizou a equipe organizadora do evento. "Fiquei lisonjeada ao receber o convite para participar do evento. Acredito que seja de interesse de todos que sejam debatidos assuntos atuais e relevantes ao bem estar animal", afirmou.

De acordo com a estudante do curso técnico em Agronegócio do Campus Gurupi, as palestras foram bastante proveitosas. "O evento contribuiu para a agregação de conhecimento além da prática que foi muito importante porque até esse ponto do meu curso só me foram ofertadas teorias. Sem falar da interação entre os estudantes e a partilha de conhecimentos. A estrutura do Campus Pedro Afonso é incrível, a grande área para as práticas é fantástica e é bom ver que existem outras realidades além das do nosso campus", disse.

Para a estudante do curso superior de Engenharia Agronômica, Ana Paula Alves Miranda Fonseca, do Campus Pedro Afonso, o contato com profissionais da área serviu para motivar e melhorar suas habilidades profissionais. "A palestra da Dra. Liliane Moreira foi maravilhosa e o tema sobre os animais equinos e bovinos foi bem trabalhado. Foi maravilhosa a experiência com os doutores veterinários João Eduardo e Raydleno. Já estamos ansiosos pela próxima edição", declarou.

A diretora do Campus Pedro Afonso, Mírian Peixoto, destacou a importância do evento na formação dos estudantes. "Eventos como estes são fundamentais para agregar mais conhecimento aos estudantes. Buscamos valorizar iniciativas dos nossos servidores e desta forma podermos proporcionar ações envolvendo ensino, pesquisa e extensão. A equipe organizadora está de parabéns. Agradecemos os palestrantes e demais parceiros" afirmou.

Cerca de 130 pessoas participaram do evento, que também envolveu a presença de caravana de estudantes da unidade de Gurupi. Participaram membros da comunidade acadêmica e comunidade local. O evento contou com a parceria de diversos segmentos da sociedade: JN Informática, vereador Pedro Belarmino, vereador Mirleyson, vereador Gordo do Lava Jato, o delegado da Polícia Civil Bernardo Pinto, o empresário Hélio Maioli e a delegada regional da Adapec, Pethia Gomes do Prado.