Cidades

DOAO DE ALIMENTOS

Projeto estimula o cooperativismo e ajuda a Apae de Pedro Afonso

02/09/2019 17h12 - Atualizado em 13/09/2019 08h42

Com 36 servidores, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pedro Afonso atende atualmente 95 pessoas de diferentes idades. Mesmo com ajuda governamental, a entidade que não tem fins lucrativos, necessita de apoio para oferecer três refeições diárias aos seus alunos. Por isso, a ajuda da sociedade é muito bem-vinda.

Um dos parceiros da instituição é o Núcleo Jovem Cooperativista (NJC), formado por jovens da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Sicredi e da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed). Na manhã do dia 2 de setembro, a coordenadora e o vice-coordenador do grupo, Rosana Nunes e Alex Rogério dos Reis da Silva, fizeram a entrega de alimentos arrecadados no final do último semestre, no Colégio Cristo Rei, em Pedro Afonso, durante a campanha “Caixa Solidária”.

Diretora da Escola Especial Santuário da Vida, mantida pela Apae de Pedro Afonso, Domingas Xavier agradeceu o apoio dos jovens cooperativistas e lembrou que a instituição se fortalece toda vez que ganha um novo parceiro.

Rosana Nunes afirmou que o NJC também pretende implantar uma horta para reforçar as três refeições servidas diariamente na Apae de Pedro Afonso. Ela também explicou que o projeto “Caixa Solidária” será desenvolvido, ainda neste semestre, nas demais instituições de ensino de Pedro Afonso. “Essa ação busca incentivar o cooperativismo e a solidariedade entre os jovens”, explicou a coordenadora.

NJC
Criado em 08 de junho 2016, o Núcleo Jovem Cooperativista conta atualmente com 25 integrantes. Foi o primeiro grupo voltado exclusivamente para o público juvenil implantado na região Norte do Brasil.

O NJC nasceu durante o curso de formação da 1ª turma do Programa Modular Juvenil Cooperativista, realizado em Pedro Afonso, com a meta principal de elevar o interesse do jovem pelo cooperativismo aliando capacitação e informação, com foco, também, na sucessão familiar.