Cidades

DESCASO

Lixo descartado de forma irregular revolta moradores em Pedro Afonso

04/06/2019 15h13 - Atualizado em 04/06/2019 15h32

A situação do Lixão Municipal de Pedro Afonso ganhou destaque nas redes sociais nesta segunda-feira, 03, após a divulgação de imagens que mostram o carro de coleta da Empresa Barraria, prestadora de serviço no município de Pedro Afonso, descartando de forma irregular e criminosa resíduos próximo ao Lixão Municipal, mas em local inapropriado, às margens da TO-010, entre os municípios de Pedro Afonso e Tocantínia.

As publicações foram compartilhadas por dezenas de pessoas que destacaram o descaso com o meio ambiente a falta de responsabilidade e punição aos responsáveis pela coleta e descarte do lixo. “Passei lá ontem o vento levou tudo o lixo para o meio do asfalto”, afirmou uma internauta. “Que falta de responsabilidade com a saúde humana, isso é um crime ambiental”, destacou outra. “A supervisão em todos os órgãos público em Pedro Afonso não existe”, disse um dos comentários.

A situação do Lixão de Pedro Afonso tem sido crítica nos últimos anos com o aumento da produção de lixo no município e gerado uma série de reclamações por parte dos moradores. Desde 2014, as cidades brasileiras deveriam extinguir o uso de lixões, de acordo regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010. Entretanto o prazo foi alterado para o final deste ano de 2019.

Prefeitura diz que apura responsabilidades
 

Em nota, a Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, comunicou que está apurando as irregularidades no descarte do lixo no município, apresentado nas imagens divulgadas.

O documento afirmou que, assim que foi informada da situação irregular, uma equipe da gestão municipal notificou a empresa Barraria sobre o descarte improprio e, neste momento, apura os responsáveis pela ação.“Na tarde desta segunda-feira, 03, servidores da Secretaria de Meio Ambiente, Comércio, Indústria, Serviços e Turismo estiveram no local e realizaram os serviços de limpeza da área, que já se encontra em situação normalizada”, salientou o documento.

A Prefeitura de Pedro Afonso ressaltou que não permite tal ato irregular e que vem trabalhando para efetivar o aterro sanitário do município, que está em fase final de licenciamento, de forma a garantir a destinação correta do lixo produzido no município.