Cidades

CAPACIDADE MXIMA

Nvel do rio Tocantins aumenta e populao deve ter cuidado

17/09/2019 16h20 - Atualizado em 18/09/2019 21h05
Nvel do rio Tocantins aumenta e populao deve ter cuidado
Usina hidreltrica no rio Tocantins

Em comunicado, a Investco, empresa responsável pela administração da Usina Hidrelétrica de Lajeado, informou que nesta quarta-feira, 18 de setembro,  conforme determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), passou a operar com capacidade máxima de geração, o que provocou aumento da vazão do rio Tocantins.

Na nota, a empresa solicita que a população usuária das praias às margens do rio Tocantins nos municípios de Lajeado, Miracema do Tocantins, Tocantínia, Rio dos Bois, Tupirama, Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tabocão, fique atenta à elevação do nível da água.

A Investco ressaltou ainda que desde o dia 20 de agosto, quando ocorreu o fim da temporada oficial de praias, a vazão da usina fica sujeita a oscilações decorrentes da demanda de geração de energia, regulamentada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

Ao ser notificada sobre o aumento da vazão, a Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Comercio, Indústria, Turismo e Serviço, está orientando quem ainda possui instalações na praia do Duga e na Ilha do Rio Tocantins que façam a retirada das barracas e demais pertences, evitando assim maiores transtornos.

A gestão municipal também disponibilizou equipes para acompanhar os barraqueiros na retirada dos materiais instalados nas praias. Segundo a gestão municipal, a estimativa dada pela administradora da usina é que o nível da água aumente em até um metro.

Confira a nota na integra

A Investco, empresa responsável pela UHE Lajeado, informa que nesta quarta-feira, 18, a partir das 7h, conforme determinação do ONS (Operador Nacional do Sistema) vai operar com capacidade máxima de geração. Desta forma, pede que a população usuária das praias às margens do rio Tocantins nos municípios de Lajeado, Miracema, Tocantínia, Rio dos Bois, Tupirama, Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tabocão, fique atenta à elevação do nível da água.

A Investco informa ainda que desde 20 de agosto, com o fim da temporada de praias, a vazão da usina fica sujeita a oscilações decorrentes da demanda de geração do ONS.