Cidades

JUSTA HOMENAGEM

Personalidades de Pedro Afonso so reconhecidas com a Comenda Frei Rafael de Taggia

11/07/2019 10h21 - Atualizado em 18/07/2019 08h15

Henrique Lopes e Fred Alves

A noite da quarta-feira, 10 de julho, serviu para reconhecer pessoas que contribuem e contribuíram para o desenvolvimento de Pedro Afonso. Na ocasião foi entregue a Comenda Frei Rafael de Taggia, criada em 2017 com o objetivo de homenagear as personalidades que marcaram a história centenária do município.

O evento integra a programação do aniversário de 172 anos da cidade, e na sua terceira edição reuniu mais de 150 pessoas. A honraria é considerada o maior reconhecimento aos cidadãos pedroafonsinos. Foram homenageadas 21 pessoas, sendo 17 em vida e quatro póstumos.

Os nomes foram selecionados por uma comissão formada por representantes da sociedade civil, do Museu Histórico de Pedro Afonso e da gestão municipal.

Uma das homenageada, a costureira Lenir Resplande, que há mais de 40 anos exerce a profissão em Pedro Afonso, se disse honrada em receber a mais importante condecoração do município. “Fico feliz, pois pessoas simples como a gente também fazem histórias. Isso mostra o respeito que a Prefeitura de Pedro Afonso tem com a história da nossa querida cidade”, afirmou.

Ao citar o verso “Um povo sem memória é um povo sem história”, da escritora brasileira Emília Viotti, o ex-prefeito e um dos fundadores do Colégio Agrícola Dr. José de Sousa Porto, atualmente sede do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), José Edgar de Castro Andrade, parabenizou a comissão e a Prefeitura de Pedro Afonso pelas homenagens. “Esse tem sido desde o primeiro ano um momento muito especial na história da nossa cidade, onde se valoriza o seu povo, resgata suas lutas e a autoestima de grande parte da nossa população com esse reconhecimento”, salientou José Edgar.

Ao falar de sua satisfação de poder reconhecer a importância de pedroafonsinos de “nascimento e de coração”, o prefeito Jairo Mariano afirmou que a Comenda Frei Rafael de Taggia serve para destacar o legado de homens e mulheres de diferentes segmentos que ajudam no crescimento de Pedro Afonso.

Confira a lista dos homenageados pelos relevantes serviços prestados aos pedroafonsinos:

Aldenôra Pires de Campos - educadora
Aldirene Barbosa Martins - educadora
Benedito de Souza Lima, (In memorian) - polícial militar
Bento Francisco Pereira Silva, (In memorian) - comerciante
Calid Mustafá Sales - educador
Carlos Cardoso, (In memorian) - funcionário da Varig
Cícero Pereira Neves - militar reformado da Polícia Militar
Dourival Araújo Costa - líder popular e comunitário do Distrito de Anajanópolis
Élida Maria Pereira Xavier - técnica em enfermagem
Enedino Alves da Silva, (In memorian) - pedreiro
João Ferreira dos Santos - educador
José Antônio Deusdará Leal - dentista
José Edgar de Castro Andrade - ex-prefeito de Pedro Afonso e um dos fundadores do Colégio Agrícola Dr. José de Souza Porto;
Lenir Resplande, costureira;
Maria José da Silva Alves - lavadeira
Maria Nunes Gomes - educadora
Marlene Pires da Silva - educadora
Raimundo Joaquim Bezerra - patriarca de uma das maiores famílias de Pedro Afonso.
Regina da Silva Guimarães - artesã.
Teresa de Maria Bonfim Nunes - defensora pública
Tereza Rodrigues de Sousa - lavadeira.

Também receberam a comenda Frei Rafael de Taggia os membros da Comissão Especial da Comenda: as professoras Lídia Betânia Rodrigues Sales e Juracy Pereira dos Santos Soares, e o historiador e professor Fabrício Rocha de Sousa.