Poltica

INFRAESTRUTURA PBLICA

Pedro Afonso festeja 172 anos de fundao com entrega de obras

17/07/2019 14h43 - Atualizado em 19/07/2019 09h11

Para celebrar os 172 anos de Pedro Afonso e resgatar a memória de grandes personagens da história da principal cidade da região centro-norte do estado do Tocantins, a Prefeitura de Pedro Afonso realizou uma festa de aniversário, que teve como um dos destaques, a entrega de cinco grandes obras.

Com investimentos de R$ 2,7 milhões, o prefeito Jairo Soares Mariano, ao lado da comunidade, vereadores, lideranças locais, do governador em exercício, Wanderlei Barbosa, da senadora Kátia Abreu e do deputado estadual Leo Barbosa, inaugurou a galeria de águas pluviais da Avenida João Damasceno de Sá, a Praça Professora e Poetisa Raimunda Cavalcante, o Campo Society Domingos Santana de Oliveira (Pingo), localizado na Praça Luiz Rocha da Silva, e o Estádio de Futebol Ricardo Alves de Carvalho (Ricardão). Ainda foi entregue o Teatro Público Municipal Professora Adriana Correia Campos.

Para Jairo Mariano, as obras, que estão espalhadas por diversos setores irão dar uma nova visibilidade para Pedro Afonso, tanto na organização da cidade, como na cultura e no esporte. “São obras extremamente relevantes que entregamos à comunidade nesse aniversário de 172 anos. Além disso, resgatamos a nossa história, pois cada uma dessas obras rememora as pessoas que ajudaram a construir a Pedro Afonso que temos hoje. É uma honra poder dar esse presente à nossa cidade”, afirmou Jairo.

Já o governador em exercício afirmou ser um orgulho ver uma cidade histórica como Pedro Afonso se desenvolver. “Jairo Mariano é um prefeito que tem mostrado como administrar, sendo um exemplo a todo o estado. Toda a comunidade só tem a ganhar”, frisou Wanderlei Barbosa.

A senadora Katia Abreu, responsável pela destinação do repasse para a construção do Campo Society Domingos Santana de Oliveira e do Estádio de Futebol Ricardo Alves de Carvalho, parabenizou a cidade pelos 172 anos e a gestão pelas inaugurações. “Pedro Afonso é uma cidade extremamente importante para o estado do Tocantins, um lugar onde me sinto acolhida. Ajudar no desenvolvimento dessa cidade, trazendo obras, para mim é um orgulho”.

Além de levar o nome de um dos maiores esportistas de Pedro Afonso, o estádio também leva a caricatura de 21 personalidades do esporte pedroafonsino. “É algo lindo de se ver, uma obra como essa sendo entregue a comunidade e resgatando a nossa história e a história do esporte do nosso município”, ressalta Edilson Nascimento Amorim, popularmente conhecido como Pacote.

Com 11 mil metros quadrados, contendo academia de saúde, estacionamentos, mini-rampa de skate pista para caminhada, a Praça Professora e Poetisa Raimunda Cavalcante é um dos novos pontos de referência de Pedro Afonso. “Ficou uma praça linda que faz jus a história da professora Raimunda Cavalcante e de Pedro Afonso”, descreveu a filha da homenageada, Flávia Cavalcante.

Já o Teatro Público Municipal Professora Adriana Correia Campos, totalmente equipado e com capacidade para 170 pessoas, completará as instalações do Centro de Convenções Educacional e Cultural de Pedro Afonso Ana Raquel Soares Milhomens. “Poucas cidades do estado do Tocantins tem um lugar como esse. A Prefeitura de Pedro Afonso está de parabéns, por possibilitar as crianças, jovens e adultos um local de disseminação de cultura e arte como este”, afirma a professora aposentada, Aldenora Pires, mas da educadora que leva o nome do teatro.