Cidades

ACOLHIMENTO

Formao mobiliza profissionais para preveno ao uso abusivo de drogas

05/09/2019 17h25 - Atualizado em 11/09/2019 10h01

Equipes das Secretarias de Saúde, Educação e Trabalho e Assistência Social de Pedro Afonso participaram nesta semana de uma formação intitulada “A intervenção breve e a entrevista motivacional como instrumentos de prevenção ao uso abusivo de drogas e a importância de sua utilização no contexto escolar”.

A formação, que aconteceu no Teatro Municipal Professora Adriana Correia Campos, foi promovida pelo Centro Regional de Referência Sobre Drogas, vinculado a Universidade Federal do Tocantins (UFT), com objetivo de capacitar de forma integrada profissionais das redes do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (Suas), bem como conselheiros de direitos e conselheiros tutelares, professores, orientadores educacionais, entre outros, para utilização da entrevista motivacional e da intervenção breve como ferramentas para detecção ao uso e abuso de drogas e identificação dos fatores de risco e de proteção para elaboração de atividades de prevenção indicada para trabalhar com adolescentes, jovens e adultos no ambiente escolar.

O curso, ministrado pela mestra em sociologia Cristiane Roque de Almeida e pela mestra em psiquiatria com ênfase em Prevenção e Assistência a Usuários de Álcool e Outras Drogas, Magda Maria Rodrigues Ferreira Valadares, teve carga horária total de 40 horas sendo desenvolvido, no primeiro encontro, o módulo teórico. A previsão é que o módulo prático ocorra no próximo dia 20 de setembro. Ao todo 40 servidores participaram da formação, entre eles coordenadores pedagógicos, assistentes sociais, e psicólogos.

Segundo a secretária municipal de Educação, Liliana Cristofari, a formação é de grande importância para que os profissionais da educação, saúde e assistência social se unam em prol do reconhecimento, acolhimento e tratamento de adolescentes e jovens envolvidos com drogas. “É necessário que se leve essa discussão a todas essas esferas, pois um trabalho em conjunto irá ajudar em um reconhecimento e tratamento precoce desses jovens envolvidos com drogas”.

Já a secretária de Trabalho e Assistência Social, Luciane Fialho lembrou que por meio das ações do Sistema Único de Assistência Social (Suas), além das parcerias feitas entre o município e órgãos de proteção infantil e juvenil, a Prefeitura de Pedro Afonso tem trabalhado em ações para garantir a diminuição dos casos de uso e abusos de drogas no município. “A gente vem trabalhando isso dentro dos órgãos, principalmente da assistência social, onde há diversos casos de vulnerabilidade e de famílias que tiveram ou tem envolvimento com drogas. Agora, com o curso, podemos garantir ainda mais esse cuidado e acompanhamento por meio de ações afirmativas que garantam essa assistência de forma contínua desde a educação, passando pela saúde e chegando na assistência social”, completou a secretária.

  

Leia por Assunto: Pedro Afonso drogas formao preveno