Esporte CN

MENINOS DE OURO

Atletas de Pedro Afonso conquistam 4 medalhas no Centro-Oeste de Atletismo

20/08/2019 10h19 - Atualizado em 26/08/2019 10h11
Atletas de Pedro Afonso conquistam 4 medalhas no Centro-Oeste de Atletismo
Moiss subiu no lugar mais alto do pdio

Nos dias 17 e 18 de agosto cinco alunos/atletas de Pedro Afonso, que treinam no projeto do professor Max Augusto, participaram do Troféu Centro-Oeste Caixa Interclubes de Atletismo Sub-16 e Sub-23, no Centro de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá (MT).

E mais uma vez os pedroafonsinos conquistaram excelentes resultados: Dionísio Neto ficou em 1º lugar no lançamento do dardo (47,69 metros) e em 3º lugar no salto em distância (5,64 metros); Moisés dos Santos Brito foi o 1º colocado no salto em altura (1,71 metros) e Daniel Sousa conseguiu o bronze nos 3.000 metros com obstáculos. Joander Nunes e Kawã Nunes não conseguiram medalhas, mas ficaram em boas colocações.

Para participar da competição, o técnico e os atletas tiveram o apoio da Prefeitura de Pedro Afonso, que custeou a alimentação, hospedagem e a taxa de inscrição individual.


Atletas de Pedro Afonso que participaram de competição em Mato Grosso


Trajetória de sucesso
Quando se fala de atletismo no estado do Tocantins, o projeto do professor Max Augusto do Carmo, realizado em Pedro Afonso, sempre é citado como exemplo de sucesso. São nove anos de dedicação e muitas conquistas estaduais e nacionais, sendo que nos últimos três anos obteve resultados inéditos.

Apostando nas provas de velocidade, a equipe ganhou por quatro vezes consecutivas à prova dos 100 metros nos Jogos Escolares do Tocantins (JETS). No entanto, foi na prova do salto em altura as maiores conquistas recentes. No ano passado, Moisés dos Santos Brito, saltando 1.76 metros, conquistou o 3º lugar nos Jogos Escolares da Juventude em Natal (RN), a primeira medalha de um tocantinense em provas do atletismo na categoria 12 a 14 anos, no evento considerado a maior competição escolar do Brasil.

Em 2017, a atleta Kamila Soares conseguiu o 2º lugar no Brasileiro Escolar, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar na cidade de Porto Alegre (RS), e no ano seguinte disputou os Jogos Mundiais das Escolas Católicas na Bélgica.

Em destaque ainda a liderança do atleta Moisés Brito no ranking dos estados do Norte e Nordeste e Centro-Oeste, na prova do salto em altura, e a liderança do atleta Dionísio Neto no ranking Norte e Nordeste, no lançamento do dardo.

O professor Max Augusto agradeceu ao prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, por sempre apoiar o seu projeto oportunizando aos atletas participarem de várias competições, e a diretora da Escola Estadual Ana Amorim, Maria Francisca, uma grande apoiadora do esporte na unidade escolar, sempre contribuindo para que os bons alunos/atletas possam participar de grandes eventos.