Esporte CN

BENEFCIO

Reeducandas de Pedro Afonso praticam atividades fsicas

13/09/2019 08h35 - Atualizado em 16/09/2019 14h24

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) apoia a prestação de atividades físicas e reconhece o benefício proporcionado as pessoas privadas de liberdade. Na Unidade Feminina de Pedro Afonso, as atividade físicas são ministradas por um profissional de educação física que coordena as práticas de voleibol, basquete, queimada, ginástica, tênis de mesa, alongamentos, treinamentos funcionais e futsal.

O educador físico da Unidade Feminina de Pedro Afonso, Helrysson Alves Noleto, afirma que além do bem estar a prática esportiva contribui diretamente com a ressocialização. “Todas as atividades esportivas promovidas com as mulheres privadas de liberdade tem como objetivo melhorar as condições psicológicas e físicas, e também de alinhamento de conduta por meio de um conjunto de regras e disciplina que são utilizadas como instrumento de ressocialização”, afirmou o profissional.

A chefe da unidade, Renata Bezerra Barbosa, informou que o critério para integrar o grupo de educação física é manter o bom comportamento e assegurou que presencia as vantagens proporcionadas pela oferta das atividades físicas e explica como isso é positivo para as reeducandas. “A atividade de educação física melhora o dia a dia das apenadas e o relacionamento entre elas, além da sua autoestima, comportamento e qualidade de vida”, comentou.

Algumas modalidades são adaptadas ao cárcere, como o futsal, que têm traves de cano de pvc, visto que não pode adentrar na unidade materiais metálicos. A reeducanda L.A.G. afirmou que as atividades físicas são fundamentais para que as reeducandas possam desfrutar de autocuidado. “Já pratiquei academia e com essas atividades me sinto muito bem, nós podemos nos exercitar e nos distrair enquanto passamos o tempo aqui”, considerou.

As aulas ocorrem todas as quintas-feiras com as reeducandas. Além das práticas esportivas a equipe de educação física também organiza a comemoração de algumas datas festivas, como o dia da mulher, e juntam todas as reeducandas para um lanche e um momento de socialização.