Educao e Cultura

INCENTIVO LEITURA

Escolas de Pedro Afonso recebem mais de 2 mil livros para bibliotecas

09/08/2019 14h38 - Atualizado em 15/08/2019 11h28

Para incentivar a leitura e aumentar a qualidade da educação das crianças atendidas pela rede municipal de ensino, o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, entregou, na manhã desta sexta-feira, 9 de agosto, às gestoras das unidades de ensino, livros que irão compor o acervo das bibliotecas.

A ação marca o retorno do semestre letivo, iniciado no último dia 5 de agosto. Ao todo, quatro bibliotecas para o ensino fundamental e três para educação infantil foram adquiridas pela gestão, contabilizando mais de 2.026 exemplares de diversos gêneros literários, que serão disponibilizados a todos os alunos.

Os livros foram adquiridos com recursos próprios do Município e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), tendo um investimento de R$ 60 mil.

A secretária de Educação, Liliana Cristofari, afirmou que a aquisição dos livros é um sonho de qualquer escola. “Isso contribuirá muito para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Esta é uma estratégia prevista em nosso planejamento estratégico e irá auxiliar no trabalho de nossas unidades de ensino, uma vez que os livros reforçam o hábito da leitura e, consequentemente, o desenvolvimento cognitivo e da escrita”.

Gestora da Escola Municipal Sousa Aguiar, Jovina Neta frisou que esse é um grande presente para os alunos. “Estávamos realmente precisando. Receber esses livros deixa toda a escola sem palavras, pois é um grande presente para nossos alunos, já que estamos na semana do Dia do Estudante”, comentou.

A gestora da Creche Municipal Mãe Helena, Regiane Alves, parabenizou a gestão pelo olhar atento às demandas dos alunos. “Ficamos felizes, pois os livros são para a faixa etária das nossas crianças. Mais uma vez temos um material de ponta para a educação infantil e só temos a agradecer a gestão pela atenção que dá a todos os nossos alunos”, frisou.

Jairo Mariano destacou a importância da leitura para a melhoria do ensino e aprendizagem. “Nós, enquanto gestão, somos apenas um elo nesse processo educacional, pois a base mais forte é quem faz, no dia a dia, a educação do município. Os livros que entregamos hoje é uma pequena ferramenta na construção de uma educação de qualidade e irá ajudar os alunos e professores dentro da sala de aula”, frisou Jairo Mariano, ao reconhecer o trabalho de toda a equipe da educação municipal pela evolução do ensino nos últimos anos.