Cidades

INDIGNADO

Agrnomo protesta por corte de pequizeiros e diz: mataram os moradores mais antigos de Pedro Afonso"

18/09/2019 17h12 - Atualizado em 18/09/2019 17h17

Fred Alves

Como forma de protesto pela derrubada de árvores – a maioria pequizeiros – numa área no setor Bela Vista II, em Pedro Afonso, um morador da cidade colocou uma faixa onde estava escrito: “Crime de uns, irresponsabilidade de outros, omissão de alguns & prejuízos de todos”. A foto circulou nas redes sociais.

O recado foi fixado entre o tronco de uma árvore e o que restou de outra, ana manhã desta quarta-feira, 18, mas foi retirado pouco tempo depois, não se sabe por quem.

A reportagem do Portal CNN conversou com o agrônomo Pedro Afonso Tavares, responsável pela colocação da faixa. Ele afirmou que apesar de se tratar de uma área particular, isso não dá ao dono o direito de cortar os pequizeiros já, que segundo defendeu, tratam-se de árvores protegidas por lei. “Estou completamente indignado com esse absurdo. Nem na fazenda pode derrubar pé de pequi. Exemplo disto é que tenho uma licença ambiental do Naturatins [Instituto Natureza do Tocantins] para desmatar 622 hectares em nossa propriedade, mas o documento é claro ao dizer que não pode cortar pequizeiros”, alegou.

Demonstrando tristeza, o agrônomo ainda disse que era possível construir na área preservando as árvores. “Mataram os moradores mais antigos de Pedro Afonso!”, disse se referindo aos pequizeiros derrubados.