Esporte CN

MAIS UM!

Sivaldo Borges conquista bicampeonato brasileiro de karat

23/10/2019 11h44 - Atualizado em 02/11/2019 10h08
Sivaldo Borges conquista bicampeonato brasileiro de karat
Romero e Sivaldo em Minas Gerais

Henrique Lopes


Em mais uma competição, o atleta Silvaldo Borges levou a bandeira de Pedro Afonso e do estado do Tocantins ao pódio do Campeonato Brasileiro de Karatê, organizado pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Representando o estado do Tocantins, fizeram parte da delegação da Seleção Tocantinense de Karate (FEKTO), os atletas Sivaldo Amorim Borges e Romero Cesar Aires Lima, ambos do Dojo Van Damme de Karate. Ao todo a delegação tocantinense tinha 19 atletas.

Desta vez, Silvaldo mostrou suas habilidades durante a final do brasileiro, que aconteceu na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, entre os dias 07 e 13 de outubro. O evento, realizado no Ginásio Praia Club, teve a participação de 2.800 atletas de vários estados brasileiros.

Com garra e determinação os pedroafonsinos foram em busca da vitória, mesmo enfrentando grandes karatecas campeões brasileiros, sul-americanos e mundiais. Romero Lima competiu na categoria Sênior (Kumite), 18 anos acima, Branca a Verde +84kg, masculino. Apesar de não subir ao , o atleta conseguiu ficar em sexto lugar entre os melhores do país.

Já Sivaldo Borges, que entrou no tatame na Categoria Sênior (Kata) PCD OTDM E3, 18 anos acima, de Roxa a Preta, conquistou seu segundo título brasileiro de karatê na sua modalidade. O ouro na modalidade fez do pedroafonsino um dos poucos bicampeões da competição.

Conforme o professor e atleta Sivaldo Borges, que já anunciou que pretende encerrar sua carreira em breve, existem outros título para trazer para a cidade de Pedro Afonso. “Quero encerrar minha carreira de atleta sendo o primeiro do ranking nacional na minha categoria em 2020”, frisou ao dizer que suas competições finais serão realizadas no próximo ano.

O bicampeão ressaltou, ainda, que pretende repassar seus conhecimentos para os novos atletas infantis, juvenis e adultos que irão surgir.

Apoio
Para participar do Campeonato Brasileiro de Karatê os karatecas Sivaldo Amorim Borges e Romero Cesar Aires Lima contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Pedro Afonso, Secretaria de Cultura e Esporte, Sicredi, Supermecado Rio Preto, Coapa, Professor Murilo (IFTO), Lojas Roger Lar, Escritório Contábil Borges, Gabriel Nunes, Oficial de Justiça Genivaldo, Vereador Meneses, Vereador Gislayson, Amigos do Terrinha, Sirleide do Movimento e Centro-Norte Notícias/Portal CNN.