Cidades

CONSCIENTIZAO

Luta contra o cncer infanto-juvenil rene 600 pessoas na Caminhada Passos Que Salvam

28/11/2019 09h23 - Atualizado em 02/12/2019 18h02
Luta contra o cncer infanto-juvenil rene 600 pessoas na Caminhada Passos Que Salvam
Foto: Fred Alves

Henrique Lopes

Pelo segundo ano seguido, moradores das cidades de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tupirama participaram de uma ação de amor e solidariedade, durante a realização da caminhada “Passos que Salvam”.

O movimento, que aconteceu em milhares de cidades do Brasil, no dia 24 de novembro, buscou conscientizar a população sobre o câncer infanto-juvenil e contou com a participação de cerca de 600 pessoas que percorreram as principais ruas e avenidas de Pedro Afonso. Ao todo, segundo dados da organização do evento 1.300 kits – composto de camiseta, boné e sacochila – da caminhada foram adquiridos durante a campanha de mobilização para a realização da caminhada, que contou com ainda com café da manhã compartilhado.

Uma das voluntárias que encabeçaram as ações de planejamento do evento, a fonoaudióloga Raquel Maranhão, afirmou que as expectativas foram superadas. “A caminhada foi extremamente positiva, as pessoas estão cada ano se envolvendo mais. Muitas crianças, jovens e pessoas da terceira idade estavam presentes”, destacou Raquel ao dizer que as famílias estão percebendo a importância desta ação.

Também voluntárias, a professora de Bom Jesus do Tocantins Cejana de Souza Corrêa Castro e a técnica em enfermagem Cristiana Cléia Quitaiski, atual secretária de Saúde de Tupirama, relatam que a experiência pode ser definida em cuidado, amor e gratidão.

˜Essa iniciativa busca alertar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes, pois o quanto antes a descoberta, maiores são as chances de cura˜, descreveu Cejana.

˜O evento foi coroado com a presença de todos que doaram e doam, dedicaram e dedicam seu tempo em prol do seu semelhante. Isso e amor ao próximo e gratidão a Deus e a todos. Onde as pessoas deixaram de lado questões religiosas, políticas e se uniram a uma causa, a mais nobre de todas˜, completou Cristina.

Trabalho continua
Apesar da caminhada ˜Passos que salvam˜ finalizar o calendário de ações para o ano de 2019, os voluntários de Pedro Afonso continuarão a mobilização em prol da construção da sede do Hospital de Amor em Palmas.

Coordenadora da campanha do Hospital de Amor em Pedro Afonso, a professora Odina Maranhão Sá de Andrade informou que ainda será realizado um bazar com peças doadas por voluntários, além da entrega de lacres, tampinhas e cabelos que serão realizados em dezembro, na capital tocantinense. ˜Ficamos felizes com a mobilização de toda a comunidade e como abraçaram essa causa˜, destacou.