Economia

COOPERATIVISMO

Pedroafonsinos participam da celebrao dos 30 anos do Sistema OCB/TO

08/09/2019 11h44

A Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), com sede em Pedro Afonso, foi representada na festa em comemoração ao aniversário de 30 anos do Sistema OCB/TO. A programação foi realizada na sexta-feira, 6 de setembro, em Palmas, e também contou com o 13º Encontro Tocantinense de Cooperativismo, que teve várias palestras, homenagem às cooperativas do Estado, entrega dos certificados aos participantes do MBA em Gestão Empresarial em Cooperativas e um jantar de confraternização.

Participaram o presidente Ricardo Khouri – que também preside o Sistema OCB/TO –, o gerente geral Nelzivan Carvalho Neves, colaboradores e integrantes do Núcleo Jovem Cooperativista. Representantes da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e do Sicredi Pedro Afonso também estiveram no evento.

Ricardo Khouri destacou que ao longo de três décadas, a instituição contribuiu significativamente para o crescimento do cooperativismo no Tocantins. “Foram muitas batalhas e conquistas para fazer com que o cooperativismo seja alçado à condição que merece”, pontuou o dirigente.

A agente de Desenvolvimento Cooperativista Maria Silvana Ramos atua na Coapa há 19 anos e acompanhou de perto a evolução do Sistema OCB/TO e sua contribuição para as cooperativistas. “A OCB/TO é exemplo de profissionalismo e integridade, fruto de muita coragem e persistência dos seus integrantes”, disse Silvana.

Sistema OCB/TO
Com três décadas de atuação, o Sistema OCB/TO completa neste mês de setembro, 30 anos de atividades em prol do desenvolvimento sustentável do cooperativismo no Tocantins. A instituição congrega cooperativas e filiais presentes em 25 municípios, que contam com mais de 28 mil cooperados e geram quase 7 mil empregos diretos e indiretos. A Coapa é filiada a entidade desde 4 de agosto de 2004.