Memria

ENTIDADE RECONHECIDA

TG 11-004, tradicional instituio de Pedro Afonso, comemora 65 anos de funcionamento

14/10/2019 14h49 - Atualizado em 11/11/2019 16h01

Henrique Lopes


Fundado em 1952, tendo iniciado suas atividades em 1954, o Tiro de Guerra 11-004, com sede em Pedro Afonso, celebrou 65 anos de história no dia 8 de outubro. Para comemorar a importante data, atiradores, ex-atiradores, representantes de entidades civis e militares, e familiares dos atiradores, participaram, na noite de 11 de outubro, de uma solenidade.

O TG 11-004 foi o primeiro instalado no norte do antigo sertão de Goiás, hoje Tocantins.

Durante a formatura, ocorreu a entrega do Diploma Amigo do Tiro de Guerra em reconhecimento a instituições e colaboradores que prestaram e ainda auxiliam o TG em suas atividades. Foram homenageados o produtor rural e secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Albino Mazzola, o editor-chefe do Centro-Norte Notícias/Portal CNN, Fred Alves, o empresário Clézio Antônio Bento, a Fundação João Damasceno de Sá e o ex-prefeito e primeiro diretor do TG 11-004, Nelzir José Pedreira (in memoriam).

A cerimônia também contou com desfile da tropa e inauguração do Pátio de Formatura, que leva o nome de jornalista, contista, cronista e poeta brasileiro, Olavo Bilac, patrono do Serviço Militar.


O jornalista Fred Alves ficou honrado com o reconhecimento por se tratar de uma das instituições mais tradicionais de Pedro Afonso, que prestou e continua ofertando excelentes serviços à sociedade. “Como pedroafonsino fico feliz em ter participado da festa de 65 anos da entidade. Minha única ressalva é que devido à importância da data, as autoridades municipais e a comunidade local poderiam teria prestigiado mais o evento”, frisou.

Já o produtor rural Albino Mazzola afirmou ter sido uma das mais importantes homenagens que já recebeu. “Principalmente por vir do Exército Brasileiro. É algo que não tem preço, este reconhecimento pela parceria e o bom trabalho desenvolvido”, completou Mazzola.

O subtenente de Exército Brasileiro, Paulo Henrique Barcelos, atual chefe de instrução do TG 11-004, frisou a relevância do órgão para a construção da cidadania da sociedade de Pedro Afonso e região e a sua história dentro do estado do Tocantins. “É um prazer estar aqui fazendo parte da história do Tiro de Guerra de Pedro Afonso, o primeiro instalado no que viria no futuro ser o estado do Tocantins. Para nós, receber as a comunidade e autoridades neste dia é algo que engrandece a nossa pátria”, destacou.


Entre as personalidade que prestigiaram o evento estavam o ex-prefeito de Pedro Afonso e também diretor do TG 11-004, Mário Sales, a defensora pública Teresa de Maria Bonfim Nunes, o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Magno, o vereador Pedro Belarmino – representantes da família de Nelzi Pedreira, o produtor rural João Damasceno de Sá Filho, a diretora do campus do IFTO Pedro Afonso, Mirian Peixoto Soares, e o advogado e integrante da segunda turma do TG 11-004, Joralindo Silva da Cruz.