Economia

TROCAS INTELIGENTES

Experincias de empreendedores so apresentadas durante evento em Pedro Afonso

08/11/2019 15h48 - Atualizado em 11/11/2019 16h00

Henrique Lopes

O empoderamento financeiro e o impacto no desenvolvimento regional foi o tema do último encontro do projeto “Trocas Inteligentes”, realizado pela consultora Mônica Barcelos com o apoio do Tiro de Guerra 11-004. O evento foi realizado na noite de 7 de novembro, no auditório da instituição militar, em Pedro Afonso.

O bate-papo contou com a presença de empreendedores que acreditaram na região e investiram nas mais diversas áreas, como saúde e bem-estar, beleza, economia e comunicação. Participaram da roda de conversa as empresárias Raquel Brito, proprietária da loja Doce Amarelo, e Carmem Coimbra, sócia-proprietária da academia feminina Estilo Mulher, o empresário e jornalista Fred Alves, editor-chefe do Centro-Norte Notícias/Portal CNN, e o gerente do Sicredi, Vitor Rosalino.

Foi momento de relatar experiências, dificuldades e conquistas de quem apostou em Pedro Afonso para construir seus objetivos. Exemplo é a proprietária Raquel Brito, que chegou há sete meses no município e já investiu no sonho da loja própria. “Eu vim para Pedro Afonso acompanhando meu esposo, vi a oportunidades e, como era um sonho antigo ter uma loja, decidi abrir a Doce Amarelo”, contou sorrindo ao dizer que está realizada com o empreendimento.

Nascida no interior só Rio de Janeiro, Carmem Coimbra, que mora no Tocantins há 5 anos, relatou a experiência de lançar uma academia exclusiva para mulheres. “Vi uma de proporcionar às mulheres uma oportunidade de mudar o estilo de vida em um ambiente agradável para elas”.



Jornalista há 16 anos, Fred Alves, natural de Pedro Afonso, viu na cidade natal o espaço para crescer. “Pedro Afonso é uma região importante economicamente, vi um nicho de mercado e resolvi criar a empresa. Foram muitas dificuldades, mas conseguimos chegar aos 10 anos de funcionamento com o respaldo da sociedade. Do ponto de vista de gestão aprendi na marra, mas estamos vendo cada vez mais pessoas empreendendo. A dica é fazer um planejamento, conhecer o mercado e encarar o desafio de empreender”, ressaltou.

Já o gerente do Sicredi Pedro Afonso, Vitor Rosalino, falou da necessidade de acreditar na cidade e no potencial local. “Já fui empreendedor, não deu muito certo. Trabalhando no ramo financeiro, chegamos a Pedro Afonso com dados não muito bons, mas aproveitamos as oportunidades e hoje temos um case de sucesso”, declarou.

O evento foi acompanhado por cerca de 30 pessoas e contou com exposição de produtos e artesanatos produzidos e comercializadas em Pedro Afonso, além da exposição sobre a Campanha Passos que Salvam, em prol da construção do Hospital do Amor do Tocantins.

Idealizadora do projeto “Trocas Inteligentes”, a escritora e coach Mônica Barcelos explicou que a iniciativa nasceu par oportunizar a integração e o empoderamento feminino através da partilha de experiências, o ponto alto dos encontros. “De forma positiva, o projeto tem colaborado para a construção de novos conhecimentos e a mudança de mentalidade sobre alguns conceitos abordados na roda de conversa, pois a cada encontro, tenho observado que novas pessoas participam da atividade trazendo um feedback de que o público participante tem acolhido a proposta com um olhar amistoso”, completou.