Educao e Cultura

COLETNEA

Alunos da Apae de Colmia lanam livro com poemas e ilustraes

16/12/2019 17h38 - Atualizado em 17/12/2019 14h50

Alunos da Escola Especial Filhos da Luz, mantida pela Associação dos Pais e Amigos (Apae) de Colméia lançaram a “Coletânea Talentos”, que reúne poemas e ilustrações produzidos pelos estudantes matriculados na instituição, através da Editora Veloso, de Gurupi (TO).

A Coletânea Talentos foi lançada durante o I Sarau Literário, que aconteceu na quinta-feira, 12 de dezembro, no salão da Igreja Batista do Cordeiro. O evento reuniu cerca de 500 pessoas, incluindo várias autoridades políticas, diretores de escolas, a diretora regional de ensino, Ruthicléia, membros do movimento Apaeano e moradores do município e cidades vizinhas.

Segundo a diretora da unidade destinada à educação de alunos portadores de necessidades especiais, Sandia Maria Soares Ferreira Dias, o evento foi um sucesso. “Nossos alunos e escritores tiveram a oportunidade de autografarem seus livros e vender aos participantes”, frisou.


Ainda segundo a Sandia Maria, o lançamento da coletânea era um sonho antigo. “Após a apreciação do livro Poeminhas no Jardim, da Autora Maria Marlene de Tucuruí, estado do Pará, compartilhei com toda equipe da unidade escolar e alunos que abraçaram este sonho e com muita dedicação o tornaram realidade, comprovando que apesar das limitações dos alunos os mesmos são capazes de serem protagonistas no cenário da literatura revelando os anseios interiores, imaginação, sentimentos e emoções”, destacou emocionada a gestora.

Além do lançamento do livro, o I Sarau Literário reuniu diversas apresentações artísticas feitas pelos alunos, que mostraram a conclusão de projetos desenvolvidos pela Apae Colméia e que visam o respeito, a integração e inclusão social das pessoas com necessidades especiais.

A Escola Especial Filhos da Luz/APAE Colméia atende 106 alunos em tempo integral e que recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde, e durante esse período eles passam por salas de aulas e oficinas, onde desenvolvem diversas atividades que buscam integrar as pessoas com necessidades especiais à sociedade.


Leia por Assunto: APAE Colmia literatura superao