Educao e Cultura

NOTCIA TRISTE

Governo fecha Escola Pdua Fleury, mais antiga unidade de ensino de Pedro Afonso; Seduc aponta problemas estruturais

08/01/2020 15h28

Fred Alves

Prestes a completar 83 anos de fundação no próximo dia 1º de março, a Escola Estadual de Tempo Integral Comendador Pádua Fleury, instituição de ensino mais antiga de Pedro Afonso, será fechada. O motivo é que a estrutura do prédio apresenta vários problemas que representam risco a integridade física de alunos, professores, servidores e demais usuários da unidade escolar.

As péssimas condições das instalações foram constatadas após vistoria realizada por técnicos da Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) nos dias 18 e 19 de dezembro de 2019. Rachaduras nas paredes, estruturas metálicas corroídas e rede elétrica aparente são algumas das falhas apontadas.

“Após análise das estruturas e edificações, sugere-se a demolição e reconstrução das salas ao fim do bloco do refeitório e sala de secretaria tendo em vista que estas representam risco aos utilizadores e recuperação da estrutura mais onerosa do que a construção de uma nova. É necessário também a remoção do reboco antigo, instalação de juntas de dilatação nos devidos lugares de fissuração, e posterior instalação de um novo reboco. Por fim, sugerimos uma intervenção completa na U.E. [Unidade de Ensino] para sanar todos os problemas identificados durante a visita técnica”, diz o trecho final do relatório técnico da Seduc ao qual o Portal CNN teve acesso com exclusividade.

Conforme o relatório técnico, o custo estimado para reformar a unidade de ensino seria de R$ 876.731,80 e incluiria serviços na parte elétrica, secretaria, salas ao fim do bloco do refeitório, cobertura do bloco, pintura geral da escola e construção vestiários.

Por determinação da Seduc, os alunos que estudavam na Escola Pádua Fleury serão redistribuídos para outras duas instituições de ensino de Pedro Afonso. Estudantes do 6º e 7º anos vão para a Escola Estadual Ana Amorim, e os do 8º e 9º anos para o Colégio Cristo Rei.

Tempo integral
A reportagem do Portal CNN também teve acesso a um memorando enviado à Diretoria Regional de Ensino de Pedro Afonso. No documento, a secretária estadual da Educação, Juventude e Esportes, Adriana da Costa Pereira Aguiar, orienta que durante o ano de 2020 seja adotado atendimento excepcional, enquanto é concluída a construção de nova unidade escolar em fase de finalização em Pedro Afonso, para que seja retomada a oferta de ensino integral que era realizado no Pádua Fleury.
O prédio em questão fica na entrada de Pedro Afonso e no momento as obras estão paralisas, o que ocorre com frequência.

Manutenção
Por telefone, o diretor regional de Ensino de Pedro Afonso, Neurisvaldo Rodrigues de Amorim, afirmou que boa parte do prédio Escola Pádua Fleury, incluindo salas de aulas, banheiros e refeitório, corria risco de cair. Por isso, o Governo do Estado decidiu fechar a unidade, que pode ser reformada, mas não voltará a receber alunos. Ainda segundo ele, a quadra de esportes já estava interditada desde maio de 2019 e também precisa de reparos.

Neurisvaldo Amorim ressaltou que em 2012, a Escola Estadual Ana Amorim e o Colégio Cristo Rei passaram por reformas no telhado e na parte elétrica, e estão em condições de receberem mais alunos. “O Cristo Rei passará por manutenção com higienização, pintura e recuperação dos quadros, e estará pronto para receber os alunos no início do ano escolar”, garantiu o diretor de ensino.

Questionado sobre a retomada das obras da escola de tempo integral de Pedro Afonso, Neurisvaldo Amorim disse que recentemente houve a rescisão com a empresa que até então executava os serviços e uma nova construtora vai assumir após a assinatura de contrato. O diretor não soube informar quando isso ocorrerá.

Seduc
O Portal CNN buscou mais informações junto a Seduc, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.

Nas redes sociais, a notícia do fechamento da escola gerou várias mensagens. As pessoas protestaram e pediram providências. Confira alguns comentários:

“Fico triste, as minhas maiores conquistas que tive como estudante foi ai. Foi ai que ganhei minha primeira OBMEP aprendi tanto. Hoje estou de luto, não por que alguém morreu, mas pq o nosso Governo vai deixar que seja morta toda uma história”.

“Meu Deus Quanta tristeza, já estudei nessa escola, não dá pra acreditar que foi fechada, tenho ótimas lembranças, nossas raízes vai se acabado muito triste”.
“ Não posso crê nisso. Chegou a hora da população se manifestar.

Onde estão os deputados que representam Pedro Afonso??? Este Colégio é Patrimônio das familias pedroafonsinas e fechá- lo é matar nossa história”.

“ Ao invés de abrir escola está é fechando. Pedro Afonso a cada dia que passa está acabando as coisas que tem.. Ao invés de progredir tá regredindo. Outras cidades crescem Pedro Afonso se acabando.. Abrem o olho povo Pedroafonsino. Ano político aproveite pra escolher quem vai trabalhar por está cidade bela não pode ir pro esquecimento”
.

“ Minha mãe(MARIA GALVAO VELOSO) foi diretora desta escola. Minha esposa é professora lá atualmente. Parte da história é perdida hoje com essa triste notícia. Fico me perguntando:
O que será dos Alunos e funcionários?
Será se as Escolas que os receberão tem melhor estrutura?
Obs. O Cristo Rei,ao meu ver de leigo, nao me parece estar! Muito pelo contrário.
Não seria viável a reforma?
Cadê os nossos representantes políticos?
Muitas perguntas estão carentes de respostas!”.


“Não sabia! Trabalhei 26 anos nessa escola! até agora estou pasma! Amo aquela escola de coração! Hoje foi dos meus dias mais pensativo de minha vida! Fazer o que!!!!!!!!!”