Por dentro do Agronegcio

AGILIDADE

Coapa investe R$ 6 milhes na modernizao de armazm

16/12/2019 15h35 - Atualizado em 15/01/2020 16h56

Com 21 anos de história e considerada uma das maiores cooperativas do ramo agropecuário da região norte do Brasil, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) deu mais um passo importante no processo de evolução que vem tendo nos últimos anos. Na manhã de 13 de dezembro, em Pedro Afonso, foi realizada a solenidade de entrega da reforma e ampliação da sua Unidade de Armazenagem I, que tem capacidade estática para 60 mil toneladas.

As melhorias tornam mais eficaz a prestação dos serviços de recepção, secagem, armazenamento e expedição e, consequentemente, a diminuição do tempo de espera dos caminhões que transportam os grãos das lavouras até o armazém.

Foram investidos R$ 6 milhões na execução dos serviços. O valor é proveniente de um financiamento junto ao Banco da Amazônia e recursos próprios da cooperativa.
O principal armazém da Coapa recebeu mais um secador, um silo pulmão de mil toneladas e um silo para coletar resíduos da pré-limpeza. Ainda foram ampliados e substituídos elevadores, e instalados balança elevada com 30 metros de comprimento e um gerador para atender em horários de pico e quando faltar energia elétrica. A unidade de armazenagem também ganhou novas salas de classificação de grãos e uma sala de operação.

A pavimentação de 6.800 m² com bloquetes foi outro importante serviço realizado. E para dar mais conforto aos colaboradores do armazém e prestadores de serviços foi construído um refeitório climatizado, e reformados banheiros e a sala de espera dos motoristas.

Desenvolvimento econômico
 


Gerente adjunto da agência do Banco da Amazônia em Pedro Afonso, Weslei Barbosa afirmou que a instituição financeira tem satisfação em colaborar com o financiamento para a realização das obras do armazém e também com o desenvolvimento do agronegócio de toda esta região. “A Coapa e uma das grandes parcerias do Banco da Amazônia e ver o seu crescimento é um motivo de orgulho para a gente, pois junto com ela cresce toda a cidade”, disse o bancário.

Ao descerrar a placa simbolizando a entrega das obras, o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, ressaltou a importância da modernização do armazém para o fortalecimento da Coapa e no desenvolvimento do cooperativismo em todo o estado. “Essa nova fase da Coapa vem para somar ainda mais ao dia a dia do produtor e também no desenvolvimento da economia regional”.

Para o vice-presidente da cooperativa, Alberto Mazzola, o momento que passa o cooperativismo pedroafonsino é um marco para a história do crescimento da região. “Viemos e acreditamos na região, muitas pessoas fizeram o mesmo e se uniram aos que estavam aqui. Atualmente, a Coapa abre caminho para novos investimentos e um futuro promissor”, resumiu.

Produtor rural e um dos fundadores da Coapa, Márcio Donizete avaliou que a cooperativa está dando uma guinada “astronômica e isso, sem sombra de dúvidas, mostra que a Coapa é referência não apenas no estado do Tocantins, mas nacionalmente.

Presente ao evento, o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, que também é cooperado, destacou que a cidade tem se desenvolvido e isso também está atrelado ao papel da Coapa e do cooperativismo atuante, principalmente no desenvolvimento econômico. “A gente vê que o avanço dos números da cooperativa impacta diretamente na comunidade com a geração de emprego e renda”, elogiou o gestor.

Já o gerente geral da Coapa, Nelzivan Carvalho Neves, destacou que as benfeitorias realizadas na unidade de armazenagem influenciarão nos serviços prestados ao produtor e também na qualidade dos grãos que são beneficiados.

“As melhorias feitas geram um aumento do recebimento e diminui filas”, explicou o gerente operacional, Antônio Carlos Herculano Filho, ao frisar que as obras estruturais vêm acompanhadas de investimentos em treinamentos e capacitação dos colaboradores.