Cidades

BOA NOTCIA

Obra de encabeamento de ponte construda h 23 anos na BR-235 finalizada

02/12/2019 07h49 - Atualizado em 02/12/2019 09h01

Henrique Lopes

Integrantes do movimento Pró-BR-235 e moradores e produtores rurais da região conhecida como Rio Negro, localizada na divida entre os municípios de Bom Jesus do Tocantins e Centenário, estiveram reunidos no sábado, 30 de novembro, para comemorar a realização de um sonho que durava quase três décadas. Foi uma espécie de "inauguração simbólica".

Construída há mais de 23 anos, a ponte sobre o rio Negro, localizada na BR-235, só agora recebeu as obras de encabeçamento para que possa ser trafegável. A ponte, uma das principais vias de escoamento da produção e de ligação entre os municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Centenário, está localizada  a cerca de 75 km de Bom Jesus do Tocantins e 50 km do centro da cidade de Centenário.



A existência da ponte, que teve obras de encabeçamento executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (DNIT), chegou a ser questionada pelo órgão, que após vistorias no local realizou estudo de viabilidade do serviço. “A primeira vez que eu fui ao DNIT eles disseram que essa ponte não existia. Tive que levar vídeos e fotos provando que existia essa ponte há décadas e que precisava desse serviço. Hoje para nós é um sonho e uma facilidade ter esse encabeçamento finalizado”, afirmou o prefeito de Centenário, Wesley Camilo.

A agricultora Felismina Pereira revelou que o dia a dia dos produtores e moradores antes das obras de encabeçamento era sofrido. “Muitas das vezes tivemos que ajudar donos de carros a atravessar. Carros dormiam do outro lado por causa que não tinha o aterramento da ponte, bastava o rio encher que ninguém passava mais”, contou ao parabenizar a mobilização de gestores e produtores rurais para que a obra fosse realizada.

Produtor de grãos na região há três anos, Leonardo Basso destacou que a ligação é fundamental para o escoamento produção agropecuária da região. “Mesmo faltando uns 5 quilômetros para ligar a BR-235, no trecho entre Centenário e Bom Jesus, mas isso já melhorou muito. Antes a gente vinha com material da cidade e chegava aqui, demorava de dois a três dias. Hoje, com esse ligamento e a melhoria das estradas, o caminhão chega nas propriedades sem transtornos”, frisou.

Já o produtor rural Mauro Zani parabenizou o trabalho que vem sendo feito pelos mobilizadores do Movimento Pró-BR-235 e pelo Governo Federal. “O Matopiba é uma das ultimas fronteiras agrícolas que temos em nosso país e precisamos que os nossos governos, embalados pela política atual, se unam para que façamos o melhor para o estado, para a região do Matopiba e para o país”, salientou.

Para o gerente geral da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, Nelzivan Carvalho Neves, a conclusão da obra na ponte é mais um passso importante para a construção da BR-235 na região.