Educao e Cultura

BASE

Prefeitura muda carga horria dos professores da educao infantil de Pedro Afonso

20/01/2020 16h30 - Atualizado em 24/01/2020 17h42

O prefeito de Pedro Afonso Jairo Mariano (PDT) reuniu gestoras das escolas municipais, a equipe da Secretaria Municipal de Educação e representantes da classe dia 20 de janeiro, para anunciar mudanças na carga horária dos professores da educação infantil.

Os docentes da rede municipal de ensino, dedicados a educação infantil, agora cumprirão carga horária diferenciada, sendo 20 horas destinadas à docência em sala de aula e 20 horas para atividades como planejamento, reforço escolar e livre docência.

Ao anunciar a medida, Jairo Mariano destacou a importância do investimento em educação dos últimos anos e o impacto no desenvolvimento dos índices do município. “Com o trabalho que fizemos nesses setes anos, os próximos prefeitos terão a responsabilidade de continuar valorizando a educação municipal. Conseguimos atender as demandas dos professores, investir na melhoria da infraestrutura e também no avanço salarial. Isso mostra nossa responsabilidade com o educador, todas as equipes e também com os nossos alunos”, frisou.

Segundo a secretária de Educação, Liliana Cristofari, a medida otimizará a rotina dos professores dentro e fora da sala de aula. “Tudo isso foi pensando a partir das demandas dos professores, fizemos um estudo de viabilidade, abrimos o diálogo com o sindicato e agora anunciamos essa medida para 2020. As expectativas, claro, são as melhores, pois os professores terão mais tempo para planejar suas aulas e os alunos mais horas de reforço escolar para dar continuidade ao trabalho que já é realizado no dia a dia dentro da sala de aula”, destacou Liliana, ao afirmar que semanalmente serão 70 horas a mais de reforço escolar nas escolas municipais.

Para a representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), Núcya Tavares Queiroz, o anúncio feito pela gestão era mais uma notícia aguardada pela classe. “Desde 2013 a gestão tem mostrado essa preocupação com a educação, aberta ao diálogo. O município está de parabéns por essa atenção integral à educação”, completou.

Já a professora Aldirene Barbosa, referência no ensino infantil, parabenizou e agradeceu ao prefeito Jairo Mariano por atender o pedido da classe. “A base da educação é a educação infantil. Com a nova carga horária poderemos desenvolver um projeto contínuo com os alunos e assim melhorar ainda mais a nossa educação. Os professores ficam felizes, os alunos ganham com isso e o município se desenvolve”, declarou. (Com informações da Ascom Pref. Pedro Afonso)