Educao e Cultura

VIDA SIM

Feiras de Cincias chamam ateno para a preveno e combate s drogas

27/10/2014 20h17 - Atualizado em 30/10/2014 10h30
Feiras de Cincias chamam ateno para a preveno e combate s drogas
Divulgao

Segue nesta semana a I Feira Ciências Vida Sim Drogas Não . Nesta quarta-feira, 29 de outubro, as atividades acontecem nas Escolas Estaduais Bom Tempo e Anajanópolis, na zona rural de Pedro Afonso. Já na quinta-feira, 30, será a vez do Colégio Cristo Rei, também em Pedro Afonso, e da Escola Estadual de Santa Maria do Tocantins. Por último acontece na Escola Estadual Ana Amorim, outra instituição de ensino pedroafonsina.

No último dia 24 de outubro as feiras ocorreram na Escola Estadual de Tempo Integral Maria da Glória, em Tupirama, e na Escola Alfredo Nasser, em Bom Jesus do Tocantins.

A Feira Ciências Vida Sim Drogas é uma iniciativa da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Pedro Afonso e acontecem em oito escolas, com o apoio da Delegacia Regional de Ensino. Participam alunos do 6º ao 9º ano e serão premiados os três melhores trabalhos científicos. Será distribuída a seguinte premiação: 1º lugar – R$ 400,00, 2º lugar – bicicleta e 3º lugar – um karaokê. Além disso, os participantes receberão do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins camisetas promovendo a iniciativa.

Também acontece o concurso de redação para alunos do ensino médio com o tema “Se você fosse Presidente da República o que faria para resolver o problema das drogas?”. Participam alunos de sete escolas que concorrem a prêmios em dinheiro e a uma bicicleta.

Segundo os organizadores, a ação pretende levar à escola e a sociedade a discussão sobre prevenção e combate às drogas.

“A ideia é estimular nossos jovens na busca do conhecimento como forma de prevenção ao uso de drogas”, explica a juíza da Vara Infância e Juventude, Luciana Costa Aglantzakis.

O projeto
Criado em 2013, pela juíza da Infância e Juventude, Luciana Costa Aglantzakis, e o assistente social Alessandro Porto, o Projeto Café Jovem: “Vida Sim Drogas Não” tem como objetivo prevenir e combater o consumo de drogas envolvendo crianças e adolescentes das cidades que integram a Comarca de Pedro Afonso.
Com um formato diferente, em junho de 2014 a Comarca realizou atividades esportivas no Ginásio Ademar Amorim, envolvendo crianças de todas as escolas dos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama e Santa Maria do Tocantins.
Futsal, atletismo, teatro e dança foram algumas das atrações que envolveram a criançada durante todo o dia.