Segurana e Justia

PROERD

Programa de combate s drogas forma 60 alunos em Lizarda

29/11/2014 14h37 - Atualizado em 30/11/2014 11h09
Programa de combate s drogas forma 60 alunos em Lizarda
Divulgao

Foi realizada na quarta-feira, 26 de novembro, na Câmara de Vereadores de Lizarda, a formatura de 60 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) das Escola Estadual Regina Siqueira Campos e na Escola Municipal Imaculada Conceição.

Essa é a quarta turma formada no município. A responsável em ministrar as aulas é a cabo Valéria Sousa Maia.

A solenidade foi prestigiada pelo coordenador do Proerd no 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente Romes.

O programa é desenvolvido pelo 3º Batalhão da Polícia Militar desde 2005. Em quase dez anos já foram formados 5.443 estudantes e 48 pais, em seis cidades. Ainda em 2014 este número será ampliado com a formatura de mais 235 alunos do 5º ano de escolas urbanas e rurais dos municípios de Tupirama, Bom Jesus do Tocantins, Centenário, Rio Sono e no distrito de Anajanópolis, na zona rural de Pedro Afonso.

Histórico
O projeto nasceu nos Estados Unidos e foi levado para mais de 50 países. Chegou ao Brasil em 1992, através da Militar do Rio de Janeiro. No Tocantins foi implantado no ano de 2002, também por iniciativa da Polícia Militar.

Na área do 3º BPM, o Proerd é desenvolvido nas escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino. O instrutor do Proerd, necessariamente um policial militar fardado, ministra aulas uma vez por semana, durante um semestre letivo para crianças e adolescentes de séries compatíveis com o programa. São abordados temas que buscam desenvolver a autoestima, o controle de tensões, noções de cidadania, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros, e as formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e dos adolescentes. As aulas são diferenciadas e contam com exemplos práticos, brincadeiras e muita interação, onde o estudante pode expor sua opinião e tirar dúvidas.

Atual comandante do 3º BPM, o major Márcio Miranda faz questão de destacar que o sucesso do Proerd depende de um perfeito entrosamento entre escola, família e polícia, com o apoio da sociedade em geral.

Leia por Assunto: 3 BPM LizardaProerd