Cidades

MOBILIZAO POPULAR

Ponte interditada entre Rio Sono e Tocantnia ser reconstruda

06/03/2015 14h34 - Atualizado em 17/03/2015 16h17
Ponte interditada entre Rio Sono e Tocantnia ser reconstruda
Divulgao

Lideranças de Rio Sono e Tocantínia fizeram gestão no Dertins nessa quarta-feira, 4 de março, e ouviram do secretário Sérgio Leão que uma ponte danificada na TO-010, entre Rio Sono e Tocantínia, será recuperada brevemente.
A ponte, que serve de travessia no ribeirão Piabainha, foi destruída em agosto de 2014, o que vem prejudicando seriamente o deslocamento da população de Rio Sono a Palmas e a Miracema, municípios procurados devido à oferta de serviços de saúde, bancários e a outros atendimentos fundamentais do dia-a-dia.

A ponte, que fica dentro da área Xerente, é construída em madeira, mas agora será levantada em cimento, como garantiu o secretário. A decisão foi acertada entre o Dertins, a Funai e os próprios índios. Os líderes ouviram do secretário que as pilastras para a construção deverão chegar ao pé da obra no fim da próxima semana.

De acordo com o grupo solicitante o restante do material e o início da obra dependem da aprovação do Orçamento Estadual na Assembleia, que deverá ocorrer até o final de março.

A decisão do Governo foi estimulada também por um requerimento do deputado Nilton Franco (PMDB), que cobrou solução imediata para o problema. Ele justificou que a falta da estrutura também impede o transporte escolar da comunidade indígena a uma das escolas da região.

As lideranças afirmam que outra ponte localizada na mesma área será reconstruída em concreto, ainda que se encontre em bom estado.

Fernando Galvão, Paulinelli Nunes, representantes de Rio Sono, e o vice-prefeito de Tocantínia, Nilo Monteiro (PMDB), elogiaram e agradeceram à Funai, lideranças indígenas, Ministério Público Federal, deputado Nilton Franco e ao próprio Governo pelo empenho em chegar ao entendimento e finalmente realizar o serviço. (Da Assessoria)
 

Leia por Assunto: Rio Sono Tocantnia