Educao e Cultura

PARA REFLEXO

Escritora de Pedro Afonso participa de coletnea nacional

17/01/2015 11h23 - Atualizado em 19/01/2015 16h52
Escritora de Pedro Afonso participa de coletnea nacional
Da Web

Fred Alves

A pedroafonsina Lia Raquel Mascarenhas teve o texto "Agendando as prioridades" publicado no livro "O Sorriso de Deus". A obra é em formato de meditação - uma para cada dia do ano.

Todos os anos a editora Casa Brasileira lança esse tipo de meditação escrita só por mulheres e nesse ano inovaram: publicaram textos só de brasileiras.
Há um texto para cada dia do ano. O de Lia Raquel é o do dia 8 de fevereiro.

Confira o texto na íntegra:

Agendando as prioridades
Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”. Lucas 10:41,42

Era um dia qualquer. Não havia muitas expectativas de visitas para aquele lar. As irmãs cuidavam dos afazeres domésticos, como de costume. O irmão delas possivelmente estava trabalhando. A rotina foi interrompida quando apareceu um ilustre visitante. Quão grandes foram a surpresa e a alegria daquelas duas jovens ao se depararem com o querido amigoi. Sim , ali estava Jesus.

O coração de Maria ficou repleto de felicidade. Eu a imagino jogando vassoura para um lado e o rodo para o outro. Os panos de chão são rapidamente estendidos para serem usados em outra ocasião. A água retirada do poço é guardada e o pó da casa permanece inerte. Assim, ela parou tudo para ouvir e se assentar aos pés do Amado Mestre.

Por outro lado, Marta, sua irmã, apesar de ter se alegrado consideravelmente com a chegada inusitada do Filho de Deus, permitiu que os afazeres continuassem na lista de prioridades. Permaneceu limpando a casa e tirando água do poço. Sem se dar conta, havia trocado a fantástica companhia de Jesus por suas inquietações rotineiras.

Ainda achando pouco tal troca, foi até Jesus e O instigou a convencer sua irmã a fazer o mesmo. Foi então que veio uma das mais sábias imortais respostas dELe: “Marta, Marta! Você está preocupada e inquieta [...]. Maria escolheu a melhor parte”.

Por favor, não veja Maria como uma folgada. Na verdade, ela sabia que estar na presença de Jesus era melhor do que qualquer outra coisa. Ela viveu na prática o verso bíblico que diz para buscarmos primeiro o reino de Deus e Sua Justiça que as demais coisas nos serão acrescentadas.

Certa ocasião, recebi um email com a seguinte mensagem: “O certo não é priorizar o que está na agenda, mas agendar as prioridades”. Maria já entedia isso, porém Marta , não.

Muitas vezes temos colocado nossas preocupações diárias em primeiro plano e nos esquecemos de ir até a fonte de calmaria – Jesus- para então depositá-las a Seus pés.

O mal de Marta deve ser deixado para trás, porque o Senhor tem cuidado de tudo. Não troque o convite de Jesus por coisas passageiras. Faça como Maria : escolha a melhor parte. Ninguém a tomará de você.

Lia Raquel Mascarenhas Lacerda




 

Leia por Assunto: Lia Raquel Mascarenhas Pedro Afonso