Poltica

OFICINAS

Moradores apresentam prioridades para o PPA 2016

28/09/2015 16h30 - Atualizado em 03/10/2015 17h36
Moradores apresentam prioridades para o PPA 2016
Carlos Magno/Secom

Pedro Afonso, sede do 5º Encontro Regional do Plano Plurianual (PPA), 2016-2019, é um dos principais centros produtivos de grãos e conhecido como o berço da agricultura tecnificada do Tocantins. O município sediou as discussões do PPA na região nordeste. No encontro, que foi realizado na Escola de Tempo Integral Comendador Pádua Fleury, 350 pessoas se inscreveram para participar dos debates dos temas estratégicos.

Pela vocação natural da região, o eixo desenvolvimento agrícola e meio ambiente, foi uma das oficinas que registraram o maior número de participantes – 45 no total. De todas as demandas mais destacadas na área, a necessidade de estradas vicinais foi bastante pontuada.

A presidente dos Pequenos Produtores de Pedro Afonso, Domingas Cardoso Soares, participou do debate e deixou sua contribuição nas discussões do eixo. “Como representantes do pequeno produtor, afirmo que a nossa maior dificuldade para produzir ainda é a falta de manutenção de estradas vicinais, o que dificulta o escoamento da produção. Na época chuvosa, então a situação piora e muito”, explica.

Eixos
O grupo de trabalho do tema gestão pública também registrou um grande número de participantes. As prioridades sugeridas foram: regularização ambiental e destinação de resíduos sólidos. Já para o eixo de segurança, assistência social e direitos humanos, foram destaque questões como o efetivo das polícias Civil e Militar, estrutura física das delegacias e veículos.

Quanto à área da saúde, a principal demanda da região foi por melhorias no acesso às consultas e suas especialidades, como o serviço de oncologia. O eixo da educação e conhecimento chamou atenção para pontos como o repasse de verba escolar, infraestrutura e manutenção da frota do transporte escolar.

No tema desenvolvimento regional, urbano e industrial, a maior demanda sugerida foi pela pavimentação nas rodovias estaduais.

O próximo encontro do PPA 2016/2019 acontece em Colinas, na próxima segunda-feira, 28. (Mara Santos/Governo do Tocantins)

Leia por Assunto: PPA Pedro Afonso