Poltica

EXPLICAO

Secretrio de Taboco responde denncias apresentadas por servidores

15/08/2015 19h35 - Atualizado em 15/08/2015 19h45
Secretrio de Taboco responde denncias apresentadas por servidores
Da Web

JD Matos

O secretário de Finanças de Fortaleza do Tabocão, Márcio Vieira, enviou para o Centro-Norte Notícias uma nota de esclarecimento em relação às denúncias apresentadas pelos servidores públicos municipais. Para o secretário a maioria das denúncias não procede e que o Poder Executivo Municipal está atuando corretamente.
Segundo a nota, não há que se falar em atraso de salário, tendo em vista que o pagamento, há mais de 06 (seis) anos, é realizado até o 10º dia útil de cada mês. “Ao contrário do que foi relatado na matéria e asseguram que o pagamento dos salários será efetuado na próxima semana”, afirmou o secretário no documento.Sobre a contratação de uma filha de vereador, o secretário alega que o cargo a qual exerce não exige formação em curso superior.

“Quanto à contratação de uma filha de vereador, a mesma foi contratada para exercer o cargo de controle interno, cujo cargo não exige formação em curso superior e sim curso de qualificação e a mesma possui tal qualificação, inclusive com certificado emitido pelo Tribunal de Constas deste Estado”, declarou.Em relação ao 13º salário, o secretário justificou que o Município vem adiantando o mesmo, relativo a este ano, sendo pago no aniversário de cada servidor. E em relação às parcelas dos empréstimos consignados, a nota informa que o Município ingressou com uma ação contra a instituição bancária e está aguardando uma posição da Justiça sobre o fato.

Na nota, o gestor não informou quando serão pagos os salários referentes ao mês de julho.

Redução de salários
O secretário de Finanças também informou que está sendo encaminhado um Projeto de Lei para a Câmara Municipal solicitando a redução dos salários do prefeito, vice e secretários. Segundo Márcio Vieira, o PL trata da redução do salário do Prefeito em 70% e do vice-prefeito e demais secretários em 50%.“Tendo em vista que o município é pequeno, tendo como renda principal o FPM- Fundo de Participação Municipal, o qual tem tido uma grande redução nos últimos meses. Ademais, foram retiradas todas as gratificações e exonerados 26 (vinte e seis) contratados”, justificou o secretário.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO À IMPRENSA E À SOCIEDADE DE FORTALEZA DO TABOCÃO
Em atenção à imprensa e à sociedade, em virtude de notícias veiculadas nessa sexta – feira (14), o Prefeito Municipal e o Secretário de Finanças de Fortaleza do Tabocão vêm esclarecer que:1) Primeiramente não há que se falar em atraso de salário, tendo em vista que o pagamento, há mais de 06 (seis) anos, é realizado até o 10º dia útil de cada mês, ao contrário do que foi relatado na matéria e asseguram que o pagamento dos salários será efetuado na próxima semana.

2) Insta esclarecer também que está sendo encaminhado um Projeto de Lei para a Câmara Municipal, cujo teor trata-se da redução do salário do Prefeito em 70% (setenta por cento) e do vice-prefeito e demais secretários em 50% (cinquenta por cento), tendo em vista que o município é pequeno, tendo como renda principal o FPM- Fundo de Participação Municipal, o qual tem tido uma grande redução nos últimos meses. Ademais, foram retiradas todas as gratificações e exonerados 26 (vinte e seis) contratados.
3) Quanto à contratação de uma filha de vereador, a mesma foi contratada para exercer o cargo de controle interno, cujo cargo não exige formação em curso superior e sim curso de qualificação e a mesma possui tal qualificação, inclusive com certificado emitido pelo Tribunal de Constas deste Estado.

4) No que concerne à informação de que os servidores não receberam o 13º salário do ano passado, tal relato é inverídico, pois o município vem adiantando o 13º salário relativo a este ano, o qual deveria ser pago somente no mês de dezembro , vem sendo pago nas datas concernentes ao aniversário de cada servidor.

5) Quanto ao repasse das parcelas dos empréstimos consignados, o Município aguarda posicionamento da justiça, pois ingressou com ação contra a instituição bancária.

 

Leia por Assunto: Fortaleza do Taboco