EXPERIMENTO

Coapa aumenta plantio de soja para pesquisa e tem Embrapa como parceira

22/12/2015 17h25 - Atualizado em 22/12/2015 17h29
Coapa aumenta plantio de soja para pesquisa e tem Embrapa como parceira
Divulgao

Pela segunda safra seguida a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) de Pedro Afonso fez o plantio de uma área experimental de soja destinado ao estudo de variedades desse grão. A área foi ampliada de 22 hectares em 2014 para 25 hectares neste ano. Outra novidade é que a Coapa agora conta com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para realizar as pesquisas.

Assim como na safra anterior, a oleaginosa foi cultivada na Fazenda Uruçu, localizada região de Pedro Afonso e que pertence ao cooperado Luiz Gilberto Ramos.
O plantio foi realizado entre os dias 18 e 20 de novembro, com previsão de colheita para o final do mês de fevereiro ou início de março de 2016.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Cooperativa, Eduarte Bonafede, foram plantadas 29 variedades, sendo 14 variedades RR resistentes a glifosato e 15 variedades resistentes a glifosato e também a lagarta. Os resultados da pesquisa com esses tipos de soja serão divulgados na VI Jornada Tecnológica da Coapa que será realizada no mês de fevereiro do próximo ano.

Para Bonafede, esse estudo vai representar um aumento do conhecimento das variedades de soja que podem ser plantadas na região, avaliando o desenvolvimento da cultura e a produtividade. “O objetivo é levar ao cooperado o conhecimento de novas variedades de soja, suas características de crescimento, florescimento, porte de planta, ciclo de cada material e no final, a produtividade de cada variedade”, explicou.

Parcerias
O engenheiro agrônomo da Coapa ainda destacou a parceria com a Embrapa. “A Embrapa montou esse ensaio juntamente com a Coapa para termos um respaldo técnico e científico; pois é uma entidade de pesquisa de muita confiabilidade nos resultados”, pontuou.

A pesquisa também tem a parceira das empresas Syngenta, Bayer, Nortox, Ihara Químicos, Fertilizantes Tocantins, Microquímica, Uniggel Sementes, Seed Corp, Pioneer e Nidera.

Novos experimentos
Bonafede explicou também que será feiro um experimento que envolve as opções de culturas que podem ser usadas na safrinha, como milho, sorgo, feijão, milheto e algumas culturas para adubação verde e formação de palhada como a brachiaria e crotalaria.
 

Leia por Assunto: Coapa Pedro AfonsoPesquisa Soja